XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Trabalhos - III Semana de Oncologia


REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
III Semana Brasileira da Oncologia

ATENÇÃO:

- Apenas congressistas inscritos nos Congressos podem enviar trabalhos científicos para a III Semana Brasileira da Oncologia.

- Não é permitida a transferência de inscrição e/ou trabalhos para os demais congressos que serão realizados na mesma data.

- Somente trabalhos aprovados para apresentação na III Semana Brasileira da Oncologia terão seus resumos enviados para o Especial Anais da Brazilian Journal of Oncology (BJO).

- O envio do resumo para a III Semana deve ser realizado exclusivamente via site do congresso cujo autor esteja inscrito.

- Só serão aceitos resumos em língua inglesa. A qualidade da escrita também será avaliada, já que os resumos aprovados serão publicados em uma revista científica

- Pôsteres devem ser elaborados em língua inglesa, porém, as apresentações orais poderão ser realizadas em inglês ou português.

- Todos os resumos aprovados para a III Semana Brasileira da Oncologia serão disponibilizados exclusivamente para pesquisa no site da BJO https://www.brazilianjournalofoncology.com.br

- A sessão de pôsteres e a sessão de apresentações orais serão realizadas de forma virtual.

I – Temas

Esses serão os temários disponíveis para envio de resumos por inscritos do XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica:

  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Colorretal
  • Cuidados Paliativos
  • Esôfago/Estômago
  • Fígado / Pâncreas / Vias Biliares
  • GIST e Tumores Neuroendócrinos
  • Oncogenética
  • Oncoginecologia
  • Oncologia Torácica
  • Oncomastologia
  • Oncourologia
  • Peritônio
  • Tumores Cutâneos
  • Tumores De Partes Moles e Retroperitônio

II - Informações importantes

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.

• Não há limite de trabalhos submetidos por inscrição. Poderão ser incluídos até 12 autores para cada resumo. Insira os autores na ordem desejada.

IMPORTANTE: - O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

• O prazo para submissão do resumo será 12/08/2021.

  • O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no dia 21/09/2021.

•  O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisará confirmar o pagamento de sua inscrição até 30/09/2021. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão elaborados virtualmente seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso, de acordo com as regras de inscrição.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

III - Instruções para preparação de resumos

• Os trabalhos submetidos devem ter conteúdo original e não podem ter sido apresentados no mesmo formato (conteúdo) em outros eventos/congressos.

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

• Tipo do Trabalho: Serão disponibilizados dois tipos para a escolha daquele que melhor representa o trabalho:

  • Trabalho Científico  – III Semana de Oncologia
  • Relato de Caso  – III Semana de Oncologia  

• Forma de apresentação:

  • Apresentação Oral
  • Pôster
  • Vídeo

• O formato de apresentação, apresentação oral ou pôster, será definido a partir da média aritmética das notas recebidas, destinando-se à apresentação oral pesquisas com maior média final. Os Relatos de Caso serão apresentados exclusivamente sob a forma de pôsteres.

• O resumo de Trabalho Científico deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

• O resumo de Relato de Caso deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• Alguns trabalhos brasileiros enviados para congressos no exterior, se parcialmente modificados, com a inclusão de mais casos são muito bem-vindos na III Semana Brasileira da Oncologia.

• Palavras-chave: Descreva até 03 palavras-chave que definam o seu trabalho.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes de princípios ativos, escritos em letras minúsculas.

IV - Instruções para submissão de resumos para a III Semana da Oncologia

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

  1. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo..
  2. Os demais autores que se inscreverem no congresso NÃO deverão reenviar o resumo já inscrito;

2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu Inscrições científicas - [Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise detalhadamente, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor que submeteu o resumo pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar as informações aos coautores;

6) Assinale a modalidade preferencial = pôster eletrônico OU apresentação oral;

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique em "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas as informações estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato  através do menu “Informações - Fale Conosco”  deste site informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

 

V - Instruções aos Trabalhos Aprovados

* Consulte a lista de trabalhos aprovados clicando aqui.

APRESENTAÇÃO ORAL - III SEMANA BRASILEIRA DE ONCOLOGIA

Informações importantes:

- Prazo de envio: 25/10/2021 até 09/11/2021.
- Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente. 
- Os trabalhos aprovados ficarão em exposição na plataforma online do congresso.
- A emissão do certificado da apresentação é condicionada ao envio da apresentação e participação no evento online.

 

1. Acesse sua área restrita através do menu [MEU LOGIN].

2. Vá até o menu [Inscrições Científicas >> Trabalhos].

 

Instruções para preparação de vídeos
1. A gravação da apresentação do vídeo será de responsabilidade do autor.

2. Para a gravação você poderá utilizar a plataforma de sua preferência, algumas sugestões são: Canva, Google Meeting, Zoom, LOOM ou Power point Office 365 (apenas nessa versão é possível). 

3. Atenção: Clique aqui e confira o arquivo em PDF com as instruções e detalhamento para que possa gravar o seu vídeo. É simples, porém deve-se atentar à alguns detalhes.

4. CONTEÚDO: Inclua na apresentação o mesmo conteúdo do resumo inscrito e avaliado previamente;

5. TEMPO DE APRESENTAÇÃO: trabalhos aprovados para apresentação oral tem até 7 minutos. Vídeos que tiverem seus tempos excedidos serão desconsiderados.

6.  Não há exigência quanto ao número de slides, desde que não ultrapasse o tempo de apresentação citado acima.  O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos. Não há exigência quanto ao número de slides, desde que não ultrapasse o tempo de apresentação citado acima.

7. Você deverá gravar sua tela e ao mesmo tempo aparecer a sua imagem e áudio apresentando.

8. Os slides devem estar em inglês, mas a apresentação poderá ser feita em português.

• O uso do slide padrão é recomendado, clique para fazer o Download*.   

IMPORTANTE: • O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

• Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho aprovado [ENVIAR VÍDEO]. Insira o arquivo no respectivo campo de envio e siga os passos na tela. Após o envio, o status do seu trabalho será atualizado de Re-submissão para Re-enviado. 
• ATENÇÃO – Revise atentamente se o arquivo está correto, se corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto. Alterações não são permitidas após concluir o envio.

• Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).

 

• ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.

 

 

PÔSTER ELETRÔNICO – III SEMANA BRASILEIRA DE ONCOLOGIA

- Você deverá usar o modelo template oficial da III Semana para desenvolver seu pôster eletrônico.

- Somente serão aceitos para apresentação pôsteres que usarem o modelo oficial da III Semana.

 

  • O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.

  • A opção para envio do E-Pôster ficará disponível na área restrita do autor. 

  • Em virtude do formato de apresentação online, os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão apenas em exposição. Não haverá um momento para apresentação durante o evento.​

 

Instruções para configurar seu e-pôster usando o Power Point:

• Baixe o template do congresso de acordo com o tipo de trabalho submetido (Trabalho Científico ou Relato de Caso)

• Pôsteres aprovados para a III SEMANA DA ONCOLOGIA devem ser elaborados em língua inglesa.

• Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.

• Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 33,867cm x Altura 19,05cm. Orientação Paisagem.

• Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.

• Não há exigência quanto ao número de caracteres do resumo, cor do texto ou tamanho e estilo de fonte usada. Podem ser incluídas figuras e gráficos.

• Seu arquivo deve ser relacionado exclusivamente ao seu trabalho. Insira o arquivo do e-pôster no respectivo campo de envio [Enviar e-pôster].

• Clique em Enviar para registrar seu pedido e está pronto. 

• ATENÇÃO – Revise atentamente se o template do PPT está correto, se o arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto (PDF). Alterações não são permitidas após concluir o envio.

• O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

• Prazo para envio: de 30/09/2021 a 09/11/2021 – exclusivamente pelo site do congresso em que o trabalho está inscrito. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.

• A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

• Em caso de dúvidas, contate pelo Fale Conosco.

 

* Consulte a lista de trabalhos aprovados clicando aqui.

 

 

VI - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados na revista Brazilian Journal of Oncology em formato eletrônico e o suplemento será disponibilizado no site do congresso aqui.

 

VII - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado  através do menu “Informações - Fale Conosco”  no site do congresso.
  • ATENÇÃO: os certificados e a gravação das aulas serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.