XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Doença do Refluxo Gastroesofágico em pacientes com volvo gástrico - Relato de casos

Resumo

Introdução: Volvo gástrico é uma condição clínica rara que ocorre tanto em pacientes pediátricos quanto em pacientes adultos. Trata-se de uma rotação de 180° do estômago entorno de seu eixo transverso ou longitudinal. O quadro clínico pode variar de leve dor abdominal, náuseas e vômitos à necrose decorrente de estrangulamento gástrico agudo. Em casos de necrose, o rápido diagnóstico torna-se muito importante, uma vez que o rápido manejo do paciente reduz morbidade e mortalidade.
De 10 a 30% dos casos são considerados primários, pois resultam de defeitos anatômicos nos ligamentos gastrohepático, gastrocólico, gastrolienal e gastrofrênico. A rotação Organoaxial, como descrita por Singleton, é a mais comum (2 a cada 3 casos) e ela é definida pela rotação entorno do Piloro ou da Junção Gastroesofágica.
Relato do caso: Serão apresentados dois casos onde o tratamento do volvo gástrico organoaxial foi realizado por videolaparoscopia. Foram operados dois pacientes do sexo masculino, um de 24 anos e outro de 47 anos, sendo que os dois apresentavam sintomas atípicos de doença do refluxo gastroesofágico, associadas à sintomas de gastroparesia. Foram investigados com endoscopia, exame radiológico contrastado, manometria e pHmetria, além de avaliação do tempo de esvaziamento gástrico por cintilografia, que mostrou as alterações relacionadas às dificuldades de trânsito gástrico responsáveis pelo refluxo nos pacientes.
Ambos apresentaram boa evolução com alta no primeiro pós operatório com dieta líquida por 15 dias, e evoluíram no seguimento a longo prazo com melhora total dos sintomas. Foi realizada a liberação dos ligamentos anatômicos gástricos, assim como a liberação do fundo gástrico que rotacionou. O volvo foi tratado através da utilização do fundo gástrico para realização de uma fundoplicatura parcial, com fixação do estômago nos pilares e na face diafragmática , permitindo assim que o estômago permanecesse em posição anatômica normal.
Discussão: Nos casos apresentados, os pacientes apresentavam sintomas atípicos de refluxo gastroesofágico apesar de apresentarem o volvo em posição abdominal. Será discutida a técnica cirúrgica para correção destas alterações.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Paulo José Pouparina Canedo, Felipe Augusto Dardin , Lucas Souza Maia Ferros, Edno Tales Bianchi, Sergio Szachnowicz