XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Abdome Agudo Obstrutivo por Tricobezoar: Relato de Caso

Resumo

Relato de Caso
Paciente feminino, 18 anos, deu entrada no serviço de emergência com quadro de dor epigástrica e vômitos, com piora progressiva ao longo dos dias. Negava episódios anteriores e perda de peso. Hábito intestinal e vesical preservados. Ultrassonografia de abdome sem alterações. Paciente foi medicada e internada para investigação clínica. Relatava melhora dos sintomas após jejum e analgesia. Diante do quadro foi solicitado endoscopia digestiva alta, sendo diagnosticada Tricobezoar gigante em cavidade gástrica, cursando com obstrução pilórica. Após o ocorrido, a família relatava que a paciente possuía síndrome psiquiátrica, com controle regular/mediano dos sintomas, a despeito do uso satisfatório das medicações. A paciente possuía o hábito de realizar a ingestão de seus próprios cabelos, de longa data. Após a constatação do diagnóstico, a mesma foi submetida a laparotomia exploradora, com incisão gástrica e retirada do corpo estranho e posterior rafia. Paciente evolui bem no pós-operatório, tolerando bem a dieta oral, e recebendo alta 6 dias após o procedimento. Após alta, a adolescente foi encaminhada ao serviço de psiquiatria afim de controle da doença de base e evitar recidivas do quadro.

Discussão
Bezoar gástrico é uma patologia rara, definido como um corpo estranho resultante do acúmulo de material ingerido, comumente encontrado como uma composição endurecida na cavidade gástrica. O Tricobezoar são compostos de cabelos que se formam em pacientes com tricotilomania e tricofagia. Inicia-se com pêlos retidos entre as pregas gástricas, que se tornam desnaturados pelo ácido gástrico, e se combina com o alimento, ocasionando uma massa emaranhada. A endoscopia digestiva alta é indispensável para estabelecer o diagnóstico e obter amostras para determinar sua composição. É importante incluir esta patologia no diagnostico diferencial durante a avaliação do abdome agudo em atendimento de urgência, principalmente quando há história psicossocial favorável.

Considerações Finais
Tricobezoares, apesar de raros, podem ocasionar abdome agudo obstrutivo, sendo descobertos como um achado incidental em exames de imagem realizados para avaliação de sintomas inespecíficos. O tratamento cirúrgico é reservado para aqueles em que os bezoares não se dissolvem após tentativas se dissolução química e pelo risco de complicações fatais relacionadas.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Elaine Jéssica Laranjeira Lima, Katyara Rodrigues Fagundes, Ester Xavier Golcalves, Gabriela Moreira Dias Farias, Hanna Briza Couto Gomes, Ibsen Freitas Assunção, Kaio Alves Couto, Karen Mendes Guimarães, Natanael Vitor Silva Nogueira, Pedro Henrique Silva Santos, Roberta Alves Reis Ladeia, Vinicius Matos Soares