Dados do Trabalho
Título
Scores for predicting diabetes remission in bariatric surgery: a systematic review and meta-analysis
Resumo
Introdução
O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica de alta prevalência e é responsável direta ou indiretamente por milhões de mortes por ano. Nesse cenário, a cirurgia bariátrica demonstrou-se como meio para melhorar o controle glicêmico de pacientes obesos diabéticos, além de promover a perda de peso. Escores pré-operatórios baseados em uma combinação de variáveis preditoras clínicas e laboratoriais foram criados para estimar a remissão do diabetes após a cirurgia bariátrica. Exemplos dessas pontuações clínicas são o ABCD, DiaRem, Ad-DiaRem, IMS e Diabetter.
Objetivo
O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise é comparar a acurácia dos escores preexistentes que predizem a remissão do diabetes após cirurgia bariátrica e metabólica.
Métodos
A busca de evidências foi realizada nas bases de dados PubMed, Embase, Cochrane (CENTRAL) e LILACS. As evidências foram selecionadas com base em critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Extraímos o verdadeiro positivo, verdadeiro negativo, falso positivo, falso negativo e a área sob a curva (AUC). Expressamos os resultados como sensibilidade, especificidade e razão de verossimilhança positiva e negativa, com o correspondente intervalo de confiança de 95% (IC 95%). O nomograma de Fagan (Bayesian) foi aplicado para demonstrar a diferença de probabilidade pré e pós-teste. A estatística χ2 foi usada para avaliar a inconsistência. Avaliamos o risco de viés por meio da ferramenta Quadas-2.
Resultado
Após triagem e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram finalmente selecionados para esta revisão. Um total de 1.878 pacientes foram incluídos na análise. Entre os escores, Diabetter apresentou a maior AUC (0,87; IC 95%: 0,84-0,9). Ad-DiaRem teve a AUC mais baixa (0,79; 95% CI: 0,76-0,83). AD-Diarem apresentou a maior sensibilidade (91%; IC 95%: 86-96%), com especificidade de 71,23% (IC 95% 50,43 a 92,06%). O IMS mostrou uma sensibilidade de 59% (IC 95%: 20-90%), com a maior especificidade (86%; IC 95%: 69-94%).
Conclusão
DiaBetter tem a maior AUC para prever a remissão do DM2 após a cirurgia bariátrica. No entanto, Ad-Diarem tem a maior sensibilidade e IMS, a maior especificidade. Deve-se associar os achados da presente revisão às características individuais dos pacientes para ajudar a prever a remissão do diabetes e avaliar a probabilidade de o paciente se beneficiar da cirurgia.
Área
Cirurgia - Obesidade
Autores
Lucas Abreu Sesconetto, Rafael Benjamim Silva, Ricardio Purchio Galletti, Gabriel Andrade Agareno, Barbara Buccelli Colonno, Jorge Henrique Bento Sousa, Francisco Tustumi