Dados do Trabalho
Título
Endoscopia do terceiro espaço: POEM – Relato de caso e revisão da literatura
Resumo
APRESENTAÇÃO DO CASO:
Trazemoso caso de um paciente do sexo masculino, 61 anos, hipertenso, com quadro de disfagia para sólidos e líquidos de progressão lenta há cerca de 20 anos, com perda ponderal significativa, diagnosticado com acalasia idiopática. À admissão, apresentava escore de Eckardt de 9, com esofagograma evidenciando megaesôfago GRAU II. Após discussão multidisciplinar, foi optada pela realização de Miotomia Peroral Endoscópica (POEM), para manejo terapêutico. Após o procedimento, evoluiu sem dor em pós-operatório imediato, com boa aceitação alimentar, sem disfagia ou regurgitação.
Discussão:
A abordagem da acalásia evoluiu de transabdominal ou Miotomia a Heller (MH) para endoluminal (POEM), com evidências que o POEM é pelo menos tão eficaz quanto a miotomia de Heller em termos de desfechos primários para acalasia, incluindo disfagia e ganho na qualidade de vida¹.
Análises comparativas das duas técnicas mostraram resultados clínicos comparativamente bons com a miotomia cirúrgica ou a endoscópica, resposta clínica inicial de 80-90% quando aplicados a pacientes adequadamente selecionados, particularmente no tratamento da acalasia clássica².
A metanálise mais recente comparando POEM com MH mostrou que, apesar das taxas mais altas de esofagite na via endoscopia e possível aumento do uso de IBP, houve resultados estatisticamente equivalentes na análise da exposição ácida (feita com base no teste de PH)².
Uma revisão sistemática recente considerou mais de 70 publicações sobre essas técnicas e sugeriu que o POEM pode realmente ser superior à miotomia de Heller em termos de disfagia de curto e longo prazo². O primeiro ensaio clínico randomizado entre POEM e MH publicado recentemente no New England Journal of Medicine concluiu não inferioridade do POEM em termos de controle de sintomas para acalasia em 2 anos
Conclusão:
A endoscopia de “terceiro espaço” é o futuro da cirurgia de orifício natural e endoluminal. Evidências robustas demonstram que a POEM é um tratamento estabelecido e de primeira linha para acalasia sintomática, sendo seguro, eficaz e minimamente invasivo³.
Área
Endoscopia - Endoscopia digestiva alta
Autores
Monique Evelyn Mendonça do Nascimento , Lucas Casé Ferraz, Caio Vinicius Dino Tavares, Tiago Manoel Marques, Lucas Morais Aires Camara, Antonio Carlos Coelho Conrado