XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Reconstrução de Hernia Incisional com tela dupla face: Relato de caso

Resumo

Apresentação do Caso: Paciente J.P.C.M, sexo masculino, 50 anos, vítima de acidente de automobilístico no ano de 2018, na admissão foi realizado atendimento seguindo protocolo do Suporte de Vida Avançado no Trauma (ATLS), e devido instabilidade hemodinâmica foi encaminhado para uma abordagem cirúrgica de urgência. Evoluiu em pós operatório com hérnia incisional. A hérnia era de grandes proporções e gerava afastamento grande da parede da musculatura abdominal, não permitindo aproximar de forma primária. Passados três anos da cirurgia inicial, foi decidido juntamente com o paciente por correção cirúrgica da hérnia incisional. Após a ressecção de toda região da hérnia, foi constatado grande falha da parede, com impossibilidade de aproximação das bordas de aponeurose, optado então por colocação da tela dupla face, devido necessidade de material que permita contato com conteúdo intra abdominal. Encaminhado a enfermaria após a cirurgia, evoluiu no pós operatório imediato sem intercorrências, aceitando a dieta no primeiro dia, com presença de flatos e evacuações, melhora da dor e dos parâmetros laboratoriais. Recebendo alta hospitalar no segundo dia com a presença de um dreno de sucção, que foi posteriormente retirado após dez dias.
Discussão: Hérnia incisional é a protusão do conteúdo abdominal através de um ponto fraco da parede constituído pela cicatriz de intervenção cirúrgica anterior. Desta forma, a conduta a ser tomada diante da presença de hérnias incisionais deve ser precoce e cirúrgica. A indicação cirúrgica é fundamentada na natureza sintomática da protusão, a técnica com tela é considerada o padrão-ouro no tratamento das hérnias incisionais, apresentando menores taxas de recidiva. A abordagem laparoscópica utiliza o espaço intraperitoneal para colocar a prótese, diretamente no peritônio da parede abdominal anterior, minimizando a quantidade de dissecção dos tecidos moles necessária para atingir adequada sobreposição da tela.
Comentários finais: O presente trabalho demonstra a efetividade do uso da dupla face na Hernioplastia incisional, sendo a escolha quando há a impossibilidade de aproximação e fechamento completo da aponeurose, sendo necessário a utilização de material protético que permita contato com o conteúdo intra-abdominal.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Chrystian Coelho Lemes, Rodrigo Tavore Strasser, Joyce Saab, Helen Brambila Jorge Pareja, José Antonio de Oliveira Júnior, Andrey Júnior de Ávila Magalhães, Vinícius Denepotti Nogueira, Lucas Bordignon Uliana, Isabela Reginato Cunha