XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Validação do Score "NYCA" no pré- operatório do transplante de figado por carcinoma hepatocelular.

Resumo

INTRODUÇÃO: O carcinoma hepatocelular (CHC) é a neoplasia primária mais comum de fígado e a maior parte dos pacientes que o desenvolvem são cirróticos. O transplante de fígado é considerado seu melhor tratamento pois remove o tumor e a doença hepática de base. Devido a limitação da eficácia do transplante hepático por recorrência do tumor, e à escassez de órgãos disponíveis, é imprescindível a utilização de critérios que estimem corretamente a recidiva após o transplante. Apesar de serem os mais utilizados, os Critérios de Milão não incluem marcadores biológicos do tumor. Modelos utilizando os níveis sanguíneos de AFP têm sido descritos, tais como o NYCA score.

MÉTODOS: Estudo transversal, retrospectivo, analítico e observacional, realizado com base na coleta de dados dos pacientes do grupo de transplante do nosso serviço. A partir de dados do prontuário, foi calculado o NYCA score de cada paciente submetido a transplante de fígado com diagnóstico anatomopatológico de carcinoma hepatocelular no explante. O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5% (p<0,05).

RESULTADOS: A amostra final do estudo foi de 214 pacientes que foram estratificados em risco baixo ( 64%), risco médio (29,9%) e risco alto (6,1%). Pacientes com recidiva tiveram scores mais altos com média de 4 pontos na recidiva e de 2 pontos na ausência de recidiva. (p=0,0011).

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Para mitigar a perda de enxertos e diminuir casos de recidiva do CHC é de suma importância aprimorar os critérios para seleção de pacientes que irão ser submetidos a transplante hepático. Para isto, utilizar modelos como o NYCA que englobam a AFP como marcador de recidiva e de pior prognóstico torna-se necessário.

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Fernanda Dias Teramoto, Aline Garcia, Paolla Ravida Alves Macedo, Roque Beltrão Batista, Ana Beatriz Pereira Souza, Alexandre Foratto, Cristhian Jaillita Menezes, Simone Reges Perales, Ilka de Fatima Santana Ferreira Boin, Elaine Cristina Ataide