XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hérnia interna de intestino delgado causada pelo ureter em paciente com ureterostomia prévia, relato de caso.

Resumo

Apresentação do caso
Paciente de 77 anos, sexo masculino, em seguimento devido a um adenocarcinoma de próstata Gleason 9 e um carcinoma urotelial de bexiga com metástase óssea. A primeira comorbidade foi manejada com ressecção local e atualmente está em seguimento clínico. Já a segunda foi tratada com radioterapia, cistectomia radical e ureterostomia bilateral, em uso de cateter duplo J em ambos os ureteres. O paciente foi admitido no serviço de urgência e emergência devido a quadro de dor abdominal súbita, difusa, de intensidade 10/10, em cólica, com náusea e vômitos escurecidos, hábito intestinal preservado e urinário presente por ureterostomia bilateral em fossas ilíacas. Inicialmente, foram solicitados exames laboratoriais, que demonstraram leucocitose e aumento de provas inflamatórias, bem como elevada lactatemia. A radiografia para abdome agudo se demonstrou sem pneumoperitônio, sem dilatação importante de alças intestinais, sem nível hidroaéreo, com pobreza de ar na ampola retal e com cateter duplo J bilateralmente. A tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste evidenciou um possível sofrimento de alças intestinais associado a possibilidade de hérnia interna, assim como dilatação do ureter esquerdo, com presença de líquido livre na cavidade. Optou-se por tratamento cirúrgico. Foi realizada laparotomia exploradora e no inventário da cavidade havia líquido livre sanguinolento e escurecido, foi identificada herniação de alça de delgado entre a ureterostomia à esquerda e a parede abdominal. Então, no ato operatório, foi desfeita a hérnia interna, delimitado o segmento de alça com sofrimento vascular, e optado por enterectomia e enteroanastomose mecânica isoperistáltica, assim como fechamento com sutura simples do espaço entre o ureter e a parede abdominal, em topografia de fossa ilíaca esquerda. Paciente com boa evolução pós operatória até o presente momento.
Discussão
Complicações gastrointestinais após derivação urinária por câncer de bexiga, tais como íleo paralítico e obstrução por bridas, possuem aproximadamente 30% de chance de ocorrência. Entretanto, a obstrução intestinal devido a hérnia interna causada pelo ureter é extremamente rara, e possui poucos relatos na literatura.
Comentários finais
Esse raro caso de obstrução intestinal chama a atenção para a possibilidade de hérnia interna em pacientes com derivação urinária prévia, portanto, diante de tal suspeita a intervenção cirúrgica deve ser feita o quanto antes.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Vanessa Costa Muniz, Leticia Vieira Guerrer, Ana Caroline Cardoso da Silva, Sergio Luis Aparecido Brienze, Gabriela Gouveia Silva