XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DESAFIO DIAGNOSTICO COLITE MICROSCÓPICA

Resumo

Paciente A.S.B. 62 anos, sexo feminino vem a consulta com quadro de diarréia aquosa não sanguinolenta, com média de 8 evacuações dia, com leve algia abdominal difusa, associada a pequena perda ponderal e com periodos intermitentes de melhora da dor, há pelo menos um periodo de 03 meses, a mesma é tabagista de 15 cigarros/dia, esta em uso sertralina 50 mg pela manha ha 4 meses e apresenta exame de colonoscopia normal. Refere piora do quadro diarreico no ultmo mês.

Foram solitado exames de intolerância a lactose, antitransglutaminase IgA, antiendomisio IgA, IgA total, Calprotectina, IgE leite, onde o resultado foram dentro do padrão de normalidade. Dentro das condiçoes do paciente e dos resultados negativos, foi indicado nova colonoscopia com biopsia. Foram realizados duas biópsias de cólon ascendente e duas bíopsias de cólon descendente em vidros separados e encaminhado ao patologista.

Laudo biópsia apresentou infiltrado inflamatorio da lamina propria por linfocitos que nos levou a pensar em colite microscópica .
Diante do quadro clinico do paciente foi institudo medidas como a suspenção de tabagismo, troca da medicação de recaptação de serotonina associado a tramento medicamentoso onde foi iniaciado loperamida 2 mg vo de 8/8 horas com associação de budesonida 9 mg ao dia , onde apresentou melhora significativa do paciente, diminuindo para menos de três evacuações ao dia com fezes consistente, melhorando a qualidade de vida do paciente.

A considerações finais desse quadro clinico de Colite Microscópica, devemos atentar aos elevados numeros de pacientes com diarreia crônica que chegam em nossos consultorios no dia a dia, aprimorando nossos conhecimento nessa patologia e melharando a quadlidade de vida de nossos pacientes.






Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

ivo EVARISTO RIBEIRO