XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Gastrectomia total com linfadenectomia D2 por Linfoma de células B

Resumo

Apresentação do Caso: G.A, sexo masculino, 72 anos, admitido no Hospital Regional de Presidente Prudente, com queixa de disfagia há 4 meses, associado ao quadro apresenta dispepsia, anorexia, adinamia, náuseas, mal estar e perda de peso ( 10 kg em 4 meses). Foi realizado endoscopia digestiva alta, que evidenciou lesão ulcero-infiltrativa de corpo gastrico (BORRMANN - lll), realizado estadiamento com exame tomográfico de abdome, pelve e tórax, sem sinais de metástase. Optou-se pela gastrectomia total + linfadenectomia D2 + reconstrução em Y de Roux, paciente evolui bem, recebeu dieta enteral, por sonda nasoenteral no segundo dia de pós operatório, e alta em décimo dia de pós operatório. Paciente foi encaminhado ao serviço de oncologia clínica e iniciou o tratamento adjuvante.
Discussão: A ressecção cirúrgica, seguida de linfadenectomia adequada continua ser a melhor chance cura nos casos precoces de câncer gástrico. O tratamento de linfoma difuso de grandes células B em estádio precoce, deve ser tratado com esquema poliquimioterápico, já os que apresentam estádio avançado,deve usar o clássico esquema CHOP (ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona). Em estudo retrospectivo comparando pacientes submetidos apenas a tratamento cirúrgico ou cirurgia combinada com outras terapêuticas (quimioterapia e radioterapia) não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Em relação a linfadenectomia, a maioria das diretrizes aconselham uma linfadenectomia D2 devido a resultados em longo prazo em relação à sobrevida e recorrência do tumor.
Comentários Finais: O sucesso do tratamento do câncer gástrico é um esforço multidisciplinar, sendo a ressecção cirúrgica de alta qualidade a base para melhor chance de sobrevivência, particularmente em combinação com quimioterapia ou quimiorradioterapia adjuvante ou perioperatória, sendo necessária a identificação de pacientes em um momento que são potencialmente curáveis. Há grande necessidade de programas de prevenção e detecção precoce do câncer gástrico, afim de garantir o tratamento curativo efetivo.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Chrystian Coelho Lemes, Lorena Lex da Motta , Vinícius Denepotti Nogueira, Helen Brambila Jorge Pareja, Rodrigo Tavore Strasser, Andrey Júnior de Ávila Magalhães, Joyce Saab, José Antônio de Oliveira Júnior