XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HIATOPLASTIA COM FUNDOPLICATURA A NISSEN POR VIA ROBÓTICA PARA TRATAMENTO DE DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

Resumo

Apresentação do Caso: Paciente de 40 anos, sexo masculino, com queixa de pirose retroesternal e regurgitação ácida de longa data, pior durante a noite, sem outros sintomas associados. Não apresentava histórico de cirurgias prévias ou comorbidades clínicas. Ao exame físico, apresentava abdome plano, flácido, com índice de massa corpórea de 25. Realizou endoscopia digestiva alta que demonstrou esofagite erosiva grau C de Los Angeles; estudo contrastado do esôfago, estômago e duodeno sem alterações; e esofagomanometria com relaxamento normal do esfíncter inferior e peristalse preservada em corpo. Foi tratado inicialmente com Omeprazol em dose plena, com melhora dos sintomas durante o uso do medicamento, porém com rápida recidiva sintomática se deixa de tomá-lo. Devido aos achados e à vontade do paciente, optado por tratamento cirúrgico da doença do refluxo.
Discussão: O tratamento cirúrgico da doença do refluxo é reservado para uma pequena porcentagem dos pacientes, e deve ter indicação criteriosa, fundamentada em um diagnóstico de certeza da doença do refluxo associado a ampla avaliação clínica para afastar contraindicações absolutas ou relativas à abordagem cirúrgica. A indicação existe especialmente para pacientes com refluxo grave, com repercussões clínicas e endoscópicas, tais como esofagites C e D de Los Angeles, Esôfago de Barrett, úlcera ou estenose péptica, especialmente quando associadas a defeitos anatômicos significativos, como as hérnias de hiato. A esofagomanometria é fundamental para afastar distúrbios motores do esôfago. A avaliação do peso do paciente é importante, sendo que o sobrepeso e a obesidade são extremamente associados à recidiva. A técnica cirúrgica laparoscópica é amplamente realizada. No vídeo atual demonstramos a padronização técnica da abordagem da transição esofagogástrica e da confecção de válvula assistida por robô.
Comentários Finais: Apresentamos vídeo que demonstra a padronização técnica da hiatoplastia com fundoplicatura assistidas por robô.

Área

Cirurgia - Esôfago

Autores

Rubens Antonio Aissar Sallum, Flavio Roberto Takeda, José Donizeti de Meira Júnior, Camila Maria Arruda Vilanova de Câmara, Felipe Alexandre Fernandes, Italo Beltrão Pereira Simões, Melissa Melo Mazepa, Leonardo Ervolino Corbi, Rodrigo Nicida Garcia, Ivan Cecconello, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque