XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Gastroenterocolite Colagenosa: um desafio diagnóstico.

Resumo

Relato de caso
Paciente feminina, 65 anos, portadora de Artrite Reumatoide (AR) há 25 anos, procurou o serviço queixando-se de diarreia crônica iniciada há três meses, 20 episódios/dia, com presença de produtos patológicos. Refere perda ponderal de 13 kg. Fez uso de imunobiológicos devido à AR, sendo suspenso devido perda de resposta. Atualmente em uso de Maleato de Trimebutina, Mesalazina 3600 mg e Esomeprazol magnésico 40 mg. Submetida a colonoscopia que revelou colite inespecífica de sigmoide, com calprotectina fecal de 2561 mcg/g. Solicitado Enteroressonância Magnética a qual evidenciou hiperrealce parietal associado a perda das haustrações de todo o segmento colônico, sugerindo um processo inflamatório crônico. Nova endoscopia e colonoscopia com biópsias revelando expansão colagênica de lâmina própria com descamação epitelial de grau moderado a acentuado. Sendo assim, com base no conjunto dos achados e sinais e sintomas do quadro, foi possível fechar o diagnóstico de Gastroenterocolite Colagenosa. Iniciado o tratamento com Prednisona 60 mg/dia e dieta com restrição a lactose. Por fim, paciente evoluiu com remissão da diarreia, mesmo após o desmame do corticóide.
Discussão
A Gastroenterocolite Colagenosa é considerada um tipo de Colite Microscópica caracterizada por uma doença intestinal crônica de caráter multifatorial. É decorrente de uma reação imune exacerbada a antígenos luminais em uma pessoa predisposta, o que leva a uma disfunção epitelial na mucosa colônica, resultando no desenvolvimento de uma banda espessa de colágeno. O diagnóstico definitivo é feito por meio da combinação clínica e histológica, após a exclusão dos possíveis diagnósticos diferenciais. Mesmo não existindo uma terapia bem esclarecida que promova a cura dessa doença, o uso da Prednisona, como no caso apresentado, mostra-se efetivo para remissão dos sintomas e melhora na qualidade de vida, por essa razão é vista como uma terapia de primeira linha.
Comentários Finais
A Gastroenterocolite Colagenosa é uma doença caracterizada por diarreia aquosa não sanguinolenta que afeta consideravelmente a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Essa doença inclui como fatores de risco o tabagismo, o uso de alguns medicamentos, como aspirina, anti-inflamatórios não esteroides, inibidores de bomba de prótons, estatinas e outros. Por isso, é de suma importância o diagnóstico precoce e a retirada de fatores de risco que contribuem para a sua exacerbação.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Cínthia Cristine Santos Fogaça, Claudia Leal Macedo, Humberto Setsuo Kishi, Renato Borba Lucena, Maria Luiza Gomes Moreira, Aline Reis Freitas, Emilly Miranda Ribeiro, Isabelle Araújo Vargas, João Victor Amorim Cordeiro, Elisamar Ramos de Oliveira Filha, Ítalo Filipe Cardoso Amorim