XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Angiografia com verde de indocianina: comparação com testes convencionais na avaliação da circulação do cólon em retossigmoidectomias videolaparoscópicas

Resumo

Introdução: A vascularização inadequada do cólon é uma causa importante de deiscência de anastomose em cirurgias colorretais. A angiografia com verde de indocianina é útil nesse contexto.

Objetivo:
Realizar uma comparação entre a angiografia com verde de indocianina e o sangramento de arcada marginal na avaliação da vascularização do cólon em retossigmoidectomias videolaparoscópicas.

Métodos: Analisou-se 56 pacientes nos quais foi feito verde de indocianina e compararam-se resultados do grau de sangramento no teste da arcada marginal do cólon [inadequado, suficiente (sangramento discreto), adequado, excelente (em jato)], com o aspecto após injeção endovenosa de verde de indocianina [inadequado, adequado, ótimo]. Os pacientes foram operados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), de dezembro de 2017 a abril de 2022.

Resultados: 52 pacientes foram incluídos. Com relação à fluorescência do verde de indocianina, houve 2 resultados inadequados, 5 adequados e 45 ótimos. Analisando o sangramento da arcada marginal, houve 2 resultado inadequado, 10 suficientes, 15 adequados e 25 excelentes. Dos 52 pacientes, 4 (7,7%) culminaram em mudança do local para confecção da anastomose, considerando que, apesar de teste de arcada adequado, a vascularização foi pobre após angiografia. Nos 48 casos restantes não houve mudança de conduta pois o teste da arcada e a angiografia eram concordantes em relação à área com vascularização adequada. A taxa de deiscencia de anastomose foi de 5,7%.

Conclusão: A angiografia com verde de indocianina é um método útil na avaliação da vascularização do cólon em retossigmoidectomias videolaparoscópicas, quando comparada com apenas a avaliação do sangramento da arcada marginal. Apesar de haver concordância de resultados na maioria dos casos, em 7,7% deles houve mudança intraoperatória do local de secção de cólon após constatado ausência de perfusão na área escolhida para anastomose mesmo com teste da arcada positivo, mostrando que a angiografia é método sensível e pode ser definidora na avaliação precisa da vascularização do cólon em retossigmoidectomias videolaparoscópicas.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Leonardo Torres Branco, Caroline de Freitas Cirenza, Arthur Youssif Mota Arabi, Marcelo Olivati do Amaral, Antônio Rocco Imperiale, Carlos Frederico Sparapan Marques