Dados do Trabalho
Título
Hemorragia de vulto em criança com mielodisplasia pós transplante de medula óssea - o que pensar?
Resumo
Paciente com 5 anos de idade, 4 meses após transplante de medula óssea haplo irmão, preparo com esquema de quimioterapia e radioterapia, profilaxias infecciosas, evoluindo com quadro de hemorragia digestiva de repetição e vulto. Necessidade de diversas hemotransfusões, apesar de manter estabilidade hemodinâmica. Realizou endoscopia digestiva alta com pangastrite e duodenite enantematosa e colonoscopia normal. Angiotomografia sem localização do sangramento. Além disso, cintilografia com tecnésio sem sinais de diverticulo de Meckel e cintilografia com hemácias marcadas com área de possível sangramento em região jejuno-ileal.
Dado o exposto, realizou vídeo enteroscopia por capsula endoscópica: presença a partir do duodeno proximal de múltiplas lesões avermelhadas " enoveladas", ocupando todas as paredes, associadas a estigmas de sangramento ativo e difuso até região ileal.
Discussão: Paciente pós transplante evoluindo com diversos episódios sequenciais de hemorragia digestiva com múltiplas lesões de aspecto vascular em todo o intestino delgado, especialmente nos dois primeiros tercis do intestino delgado; hipóteses de enteropatia actínica, doença de enxerto versus x hospedeiro, enteropatia infecciosa, enteropatia hipertensiva portal.
Comentários finais: Relato de caso de sangramento importante relacionado ao intestino delgado em criança pós transplante de medula óssea - onde a avaliação por cápsula endoscópica revelou achados endoscópicos difusos e com suspeita de lesões vasculares - sugerindo origem patológica e direcionar condutas sequenciais.
Área
Endoscopia - Intestino delgado
Autores
cesar augusto da fonseca lima Amorim, marcio cesar augusto da fonseca carvalho, isabel cesar augusto da fonseca Fonseca, Carolina cesar augusto da fonseca Martins , Camila cesar augusto da fonseca Marinho