XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Mortalidade por câncer colorretal o nas regiões brasileiras nos últimos 5 anos

Resumo

Introdução: O câncer colorretal é um problema de saúde pública, que abrange tumores malignos do cólon, reto e ânus com variadas taxas de incidência e letalidade. No Brasil, esse câncer é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres e o terceiro entre os homens. As diferenças geográficas das taxas de mortalidade no Brasil podem estar relacionadas às características socioeconômicas. Para a taxa de incidência, há associação com o consumo de alimentos não saudáveis, obesidade e tabagismo.
Objetivos: Analisar a mortalidade por Câncer Colorretal nas regiões brasileiras nos últimos 5 anos (entre janeiro de 2017 a 2022) através de um estudo ecológico e descritivo.
Métodos: Obtivemos nossos resultados e embasamento cientifico, através da base de dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), associado a revisão de literatura nas bases de dados PubMed, MedLine e SCIELO. Considerando sexo, faixa etária e as regiões.
Resultados: No Brasil, entre 2017 e 2021, ocorreram 2.801 e 6.878 óbitos entre homens por câncer colorretal, respectivamente. Esse câncer representou 5,1% (2017) e 6,9% (2021) dos óbitos por câncer no país, ocupando o quinto e quarto lugares nos respectivos anos. As taxas foram 4,9 (2017) e 7,3 (2021) por 100 mil homens, no Brasil, sendo as maiores taxas padronizadas observadas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Já os maiores aumentos percentuais são observados no Norte e Nordeste, no período de 5 anos. Entre os homens, houve aumento das taxas padronizadas de 2017 à 2021 em todos estados, exceto Roraima. Nas mulheres, foram 3.272 (2017) e 7.386 (2021) óbitos, representando 6,9% (2017) e 8,2% (2021), respectivamente. O Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentaram as maiores taxas padronizadas. Com aumento em todos os estados, exceto Roraima e Amapá, sendo as maiores variações observadas no Norte e Nordeste.
Conclusão: Conclui-se que a mortalidade do câncer colorretal no período avaliado é maior no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, sendo sua incidência relativamente maior no sexo masculino. Ressalta-se que as taxas elevadas remetem às condições socioeconômicas desfavoráveis e estilo de vida. Outro fator importante, é que costuma apresentar sintomas em estágio avançado, dificultando o diagnóstico e tratamento precoce.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Matheus Simões Oliveira, Victória Carneiro Almeida Formiga, Ketly Yngrid Almeida , Pedro Palitot Pereira Pedrosa, Girliney Santos Leandro , Arthur Ribeiro Coutinho da Franca Pereira