XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TUMOR DE FRANTZ ANÁLISE DE SUAS CARACTERÍSTICAS ECOENDOSCÓPICAS EM 5 CASOS CONSECUTIVOS

Resumo

INTRODUÇÃO: Os tumores sólidos pseudopapilares foram descritos inicialmente por Frantz em 1959 sendo eles então conhecidos por esse epônimo. São tumores pancreáticos raros. Santini et al. descreveram que as células se originariam das células multipotentes primordiais, ou das células ovarianas, que permaneceram aderidas ao tecido pancreático durante a embriogênese. Predominam no sexo feminino (90%), com idade média de 29.4 anos. Os tumores sólidos pseudopapilares são confinados ao pâncreas em 85% dos casos, sendo que em 15% dos casos podem haver metástases ao tempo do diagnóstico. As metástases em geral ocorrem em pacientes mais velhos (mais de 36 anos).
MÉTODO: Analisamos 5 casos de pacientes com diagnóstico de tumor de Frantz, obtidos através da ecoendoscopia com PAAF, no período de 2018 a 2022.
RESULTADOS: As 5 pacientes foram submetidas à ecoendoscopia com PAAF, onde foram coletadas amostras significativas com diagnóstico de tumor sólido pseudopapilar, tumor de Frantz, através da microscopia e/ou de estudos imunohistoquímicos.
CONCLUSÃO: Podemos concluir que a ecoendoscopia pode ser efetiva no diagnóstico do diagnóstico diferencial dos tumores e lesões mistas do pâncreas, auxiliando na indicação para o tratamento cirúrgico.

Área

Endoscopia - Ecoendoscopia

Autores

Nelson Maeda Machado, João Marcos Féres Maeda, Soraia Maria Féres Maeda, Mauricio Chierici Lopes