XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ENDOSCÓPICO DO DIVERTÍCULO DE ZENKER - RELATO DE CASO

Resumo

PACIENTE MASCULINO, 83 ANOS, REFERENCIADO À EQUIPE DE ONCOLOGIA DEVIDO QUADRO DE DISFAGIA PROGRESSIVA, COM PIORA IMPORTANTE NOS ÚLTIMOS 4 MESES, ASSOCIADO A ANOREXIA E PERDA DE 7KG NO PERÍODO. PACIENTE CHEGA COM ENDOSCOPIA PRÉVIA, REALIZADA EM OUTRO SERVIÇO, QUE EVIDENCIOU ESTENOSE TOTAL DA LUZ ESOFÁGICA, SUSPEITA PARA NEOPLASIA, POREM SEM LESÃO APARENTE EM MUCOSA. CONTINUADO INVESTIGAÇÃO, AGORA COM TOMOGRAFIA DE PESCOÇO, QUE DETERMINA LESÃO ESTENOSANTE DE ESÔFAGO PROXIMAL, COM DILATAÇÃO SACULAR A MONTANTE, SUPEITA PARA NEOPLASIA. NUM PRIMEIRO MOMENTO, REALIZADA A GASTROSTOMIA CIRÚRGICA PARA ALIMENTAÇÃO E SOLICITADO PELA EQUIPE DE ONCOLOGIA UMA NOVA ENDOSCOPIA PARA TENTATIVA DE BIÓPSIA. EM NOVO EXAME, VISUALIZADO FORMAÇÃO DIVERTICULAR JUNTO AO CRICOFARÍNGEO, MEDINDO 3CM DE EXTENSÃO, COMPATÍVEL COM DIVERTICULO DE ZENKER, SEM TECIDO SUSPEITO PARA NEOPLASIA.
OPTADO ENTÃO PELA REALIZAÇÃO DE SEPTOTOMIA ENDOSCÓPICA.
PACIENTE EVOLUI BEM, COM ACEITAÇÃO DE DIETA PASTOSA VIA ORAL. ALTA PARA CASA NO 2º DIA DE PÓS-OPERATÓRIO. REVISÃO ENDOSCÓPICA PROGRAMADA EM 30 DIAS PARA REAVALIAÇÃO.
DISCUSSÃO
A SEPTOTOMIA ENDOSCÓPICA É UMA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA O DIVERTÍCULO DE ZENKER SINTOMÁTICO, PRINCIPALMENTE EM PACIENTES CRÍTICOS, QUE NÃO SUPORTAM UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO. APRESENTA ÓTIMOS RESULTADOS, VISTO SUA EFICÁCIA ALIADO A SEGURANÇA. ESTUDOS MOSTRAM A TÉCNICA DE SEPTOTOMIA COMO RESOLUTIVA, SEGURA, COM BAIXAS TAXAS DE COMPLICAÇÕES (PERFURÇÃO OU SANGRAMENTO), RÁPIDA RECUPERAÇÃO E RESOLUÇÃO DOS SINTOMAS. O ACOMPANHAMENTO É NECESSÁRIO PARA GARANTIR A EFICÁCIA A LONGO PRAZO. AINDA FALTAM ESTUDOS COMPARATIVOS COM OUTRAS TÉCNICAS JÁ DISPONÍVEIS.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
COMO VISTO NESSE CASO, A SEPTOTOMIA É UMA ÓTIMA OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA A DIVERTICULOTOMIA. ALÉM DISSO, NESSE CASO, FICOU EXPLÍCITO A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE EXAMES POR PROFISSIONAIS EXPERIENTES E CAPACITADOS TANTO PARA REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO COMO DO TRATAMENTO.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

LILIAM APARECIDA DELMONICO DE OLIVEIRA, CLAUDIO ROGÉRIO SOLAK, FELIPE MARTINS ACRAS, ANNA LUIZA CAUDURO MIRANDA