XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A TRAQUEOSTOMIA PREDISPÕE REFLUXO GASTROESOFÁGICO?

Resumo

Introdução: Doenças do refluxo gastroesofágico tem uma forte relação com doenças pulmonares. Já foi demonstrado previamente que pacientes com condições como estenose traqueal, asma e até transplante pulmonar podem piorar com o refluxo e podem apresentar alguns sintomas da doença do refluxo gastroesofágico.
Com a pandemia de COVID-19, o número de pessoas que necessitam de ventilação mecânica e traqueostomia aumentou.
Objetivo: Demonstrar a prevalência do refluxo gastroesofágico em pacientes com traqueostomia e descrever suas características.
Método: Foram realizadas manometria esofágica e pHmetria de 24h em 137 pacientes com traqueostomia de fase crônica, independente dos sintomas. Investigações acerca de sintomas respiratórios e digestivos foram feitas enquanto se examinava os pacientes.
A prevalência do refluxo gastroesofágico foi identificada nessa população e foi feita a descrição dos grupos com e sem refluxo, além da comparação entre eles.
Resultados: Dos 137 pacientes, 49 eram homens, a média de idade foi de 40,94 ± 17,3 e a de massa corporal foi de 26,3 ± 4,85. A prevalência do refluxo gastroesofágico foi de 45,2%. As características de base foram similares entre os grupos com e sem refluxo.
No grupo com refluxo, a média do DeMeester score foi de 36,5 ± 20,8 e a presença de menor hipotonia de esfíncter foi encontrada em 31% dos pacientes, o que exclui a correlação entre hipotonia e o refluxo entre os grupos (p= 0,285). Em relação aos sintomas, 48% apresentaram pirose e apenas 30% apresentaram a combinação típica de sintomas (pirose + regurgitação).
Conclusão: A presença de traqueostomia está relacionada ao aumento da prevalência de refluxo, mesmo sem os sintomas típicos na maioria das vezes. O mecanismo que explica essa relação ainda não é conhecido, mas pode decorrer de alterações na dinâmica respiratória como um todo. Esses pacientes devem ser investigados com exames funcionais se desenvolverem alguma condição que possa ser afetada pelo refluxo.

Área

Cirurgia - Esôfago

Autores

Leticia Souza Rego, Felipe Augusto Dardin, Eduardo Gallon, Ary Nasi, Paulo Francisco Guerreiro Cardoso, Rubens Antonio Aisar Sallum, Edno Tales Bianchi