XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Síndrome diarreica em paciente com colite extensa – Relato de caso

Resumo

Apresentação do Caso: Paciente do sexo masculino, 18 anos, previamente hígido, iniciou em março de 2022 quadro de diarreia diária, sem elementos anormais, dor abdominal, vômitos e perda ponderal de 10 quilos. Endoscopia digestiva alta com pangastrite e duodenite erosiva, biópsia inespecífica. Enterotomografia sem alterações. Colonoscopia com pancolite moderada em atividade e reto com úlceras rasas. Aumento de provas inflamatórias e calprotectina fecal 6000. Iniciado tratamento empírico com prednisona, com resposta satisfatória. Resultado de biópsia de colonoscopia evidenciando colite crônica inespecífica além de esquistossomose intestinal (retal). Iniciado tratamento com praziquantel, com melhora clínica importante.
Discussão: A esquistossomose apresenta-se no Brasil de forma endêmica. Na forma intestinal os sintomas são comumente dor abdominal e diarreia. O diagnóstico pode decorrer de sorologia, detecção de antígeno na urina ou soro, testes moleculares, sendo a biópsia o padrão ouro pela visualização do ovo do Shistossoma. Laboratório evidencia eosinofilia, anemia ferropriva e trombocitopenia. Estudos clínicos, endoscópicos e de imagem são inespecíficos para seu diagnóstico. Os achados histológicos são heterogêneos e podem mimetizar a doença inflamatória intestinal. No caso descrito, por se tratar de paciente jovem, morador de Belo Horizonte, com quadro clínico inespecífico, aventou-se a hipótese principal de doença inflamatória intestinal, com boa resposta à corticoterapia. Apesar da confirmação de esquistossomose à biópsia, não se pode excluir a concomitância do quadro com doença inflamatória intestinal, sendo necessário seguimento do paciente após o tratamento da esquistossomose. Seu manejo consiste inicialmente na corticoterapia, com posterior administração de praziquantel associado à prednisolona.
Comentários finais: O relato ressalta a relevância da esquistossomose na investigação de diarreia crônica e diagnóstico diferencial dos processos inflamatórios intestinais em áreas endêmicas.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Marisa Fonseca Magalhães, Caroline Assis Aleixo Chaves, Laís Almeida Rocha Sampaio, Júlia Carvalho Mourão, Paula Salgado Rabelo, Wallanns Resende Santos, Bianca Prudente Peres Gontijo, Larissa Veiga Raña, Maria Fernanda Pereira Moreira, Rafael Jose Capuchinho Rocha