XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇÃO NÃO USUAL DE TUMOR NEUROENDÓCRINO DE PÂNCREAS

Resumo

APRESENTAÇÃO DO CASO: Paciente sexo feminino 62 anos, hipertensa com quadro de dor em região de dorso há 3 meses, associada a síndrome consumptiva. Durante investigação, RM Abdome mostrou formação expansiva sólida e vascularizada na retro cavidade, determinando deslocamento das estruturas adjacentes, particularmente do lobo hepático esquerdo e da câmara gástrica e sem sinais de invasão dessas estruturas. Destaca-se ainda, perda dos planos de clivagem com a borda superior do corpo pancreático, medindo 10xx8,0x7,3cm, em íntimo contato com as artérias hepática comum e esplênica, menor que 180º. A biópsia guiada por eco endoscopia evidenciou neoplasia neuroendócrina com KI 67 + 3,11% (baixo grau). Repetida biópsia no serviço que confirmou achado com Ki-67 <1%. Indicado procedimento cirúrgico com programação de pancreatectomia corpo caudal. Entretanto, devido as características macroscópicas da lesão e da relação com estruturas vizinhas, optado pela enucleação da mesma. Realizada biópsia por congelação de linfonodo retro pancreático sendo negativa para neoplasia. O AP identificou uma neoplasia neuroendócrina de grau II com margens livres. Paciente evoluiu sem intercorrências no pós-operatório. Realizada dosagem de amilase da secreção drenada, no 1º PO 881 UI e 3º PO 88 UI, recebendo alta no 5º pós operatório.
DISCUSSÃO: As neoplasias neuroendócrinas pancreáticas são um grupo de doenças pancreáticas clinicamente heterogêneas cujo tratamento é predominantemente cirúrgico. A cirurgia é indicada para casos de lesões maiores que dois centímetros, funcionantes ou, definidas como de alto grau pela imunohistoquímica. O tipo de ressecção vai depender do tamanho do tumor, da profundidade, da relação com o ducto pancreático principal, da localização e das características histopatológicas. Usualmente é realizada duodenopancreatectomia para lesões localizadas na cabeça e processo uncinado E pancreatectomia distal para àquelas localizadas no corpo e cauda. Cirurgias poupadoras de parênquima pancreático como a pancreatectomia central podem ser realizadas nas localizadas no colo, e a enucleação para lesões superficiais, no entanto, estão associadas a maiores índices de fístula pancreática. Em todas as cirurgias recomenda-se a realização de linfadenectomia regional.
COMENTÁRIOS FINAIS: Devido as características da lesão no caso em discussão, principalmente o crescimento exofítico do tumor e a histopatologia da mesma, foi optado pela enucleação.

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

MARIANA ARAÚJO SANTOS, ISADORA LAGRECA GARRAFA TREPTOW, RAFAELLA ORLOW OLIVEIRA, BRUNO MENDONÇA GRILO, RONARA GOMES PAVONI, GABRIEL SOUZA BRUM MARQUES ALMEIDA, BIANCA GABRIELA CALSOLARI OLIVEIRA, LUIS ANTONIO CARICIO FONSECA, ORLANDO RONDAN ZOTTI, FRANZ ROBERT APODACA TORREZ, EDSON JOSÉ LOBO