XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DO INTESTINO CURTO SECUNÁRIA A COMPLICAÇÃO DE TUBERCULOSE INTESTINAL – RELATO DE CASO

Resumo

Apresentação do Caso: Apresentamos o caso de paciente masculino, EN, 34 anos, previamente hígido, em investigação ambulatorial pela equipe de hematologia por quadro de
síndrome consumptiva, com relato de dispnéia e perda de 20kg em 4 meses. Apresentou abdome agudo perfurativo, com abordagem cirúrgica imediata. Na laparotomia, foram visualizadas alças intestinais congeladas, com múltiplas perfurações em delgado e inúmeros granulomas. Os achados anatomopatológicos foram compatíveis com doença granulomatosa e, juntamente com biópsias pulmonares e teste PCR, foi fechado o diagnóstico de tuberculose intestinal, peritoneal e pleural. Paciente evoluiu com internação prolongada e múltiplas abordagens abdominais para controle de fístulas entericas e de peritonite. Ainda, manteve quadro de desnutrição proteico-calórica severa e impossibilidade de utilização do trato digestivo, comprovando falência intestinal.
Finalmente, foi optado por enterectomia maciça e colectomia subtotal para controle de fístulas, preservando aproximadamente 120 cm de jejuno até a jejunostomia e 25 cm de cólon sigmóide e reto. Iniciado protocolo de Reabilitação Intestinal, com progressão de dieta oral e Nutrição Parenteral Total (NPT), associado a reabilitação motora e tratamento da tuberculose. Após 10 meses de reabilitação, paciente apresentava controle infeccioso, boa recuperação clínica, ganho de 20kg (IMC 11 para 19).
Optado por reconstrução do trânsito com anastomose jejunorretal sem complicações, mantido controle farmacológico de diarréia e desmame progressivo de NPT.
Discussão: A tuberculose intestinal é entidade pouco lembrada na prática clínica, com sintomas inespecíficos e diagnóstico frequente em grau avançado de doença. Diversas metanálises propõe algorítmos para o diagnóstico diferencial com Doença de
Crohn e outras ileites terminais. A síndrome do intestino curto é desfecho catastrófico porém frequente pelo acometimento difuso da doença e apresentação em quadro de urgencia, como o caso apresentado.
Comentários Finais: O manejo multiprofissional para controle da infecção tuberculosa e do aspecto nutricional é determinante para evolução do paciente, não raro evoluindo com necessidade de nutrição parenteral prolongada e, quando das complicações desta, até transplante intestinal.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

ISABELA ROSKAMP SUNYE, Elis Nogara Lisboa, Barbara Buccelli Colonno, Vitor Pelogi Arienzo, Phelippe Fabrini Santos Lucas, Julia Grams Quintas, Rafael Benjamin Rosa da Silva, Igor Lepski Calil, Edno Tales Bianchi, Rodrigo Macacari