XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso - Tuberculose intestinal em jovem imunocompetente

Resumo

Apresentação do caso:
Masculino, 23 anos, DM1, admitido com prostração, agudização de dor abdominal difusa com início há 1 mês, sudorese e êmese. O paciente relatou também ter picos de febris intermitentes no período de 1 ano além de tosse seca. Ao exame: hipotenso (PA 60/40 mmHg), dor a palpação abdominal, sem sinais de irritação peritoneal. TC de tórax: opacidades em árvore de brotamento formando consolidações e presença de cavitações, a maior com 6,1 cm em lobo superior esquerdo. TC de abdome: distensão vesical e densificação de planos adiposos mesentéricos. Demais exames: BAAR (LBA): positivo. Anti- HIV, HCV e HBV não reagentes, Coprocultura negativa, pesquisa de substâncias redutoras negativa. O paciente iniciou tratamento empírico para tuberculose intestinal com base, portanto, em alta suspeição clínica e aguarda biopsia realizada em vários sítios a partir de colonoscopia e endoscopia digestiva alta.
Discussão:
De instalação insidiosa e manifestações inespecíficas – perda ponderal, febre vespertina – o M. tuberculosis, pode disseminar-se durante a primo-infecção, ou depois desta, diante da queda da capacidade do hospedeiro em manter o bacilo nos seus sítios de implantação ou também, após a manipulação cirúrgica ou diagnóstica de um órgão acometida. As formas extra-pulmonares mais frequentes são pleural, ganglionar, osteoarticular, geniturinária, intestinal, peritoneal, meníngea e pericárdica. A forma intestinal pode ocorrer em até 70% dos paciente com doença pulmonar avançada, ocorrendo pela forma hematogênica ou por contiguidade. O quadro intestinal pode apresentar hematêmese, obstrução, perfuração, síndrome de má absorção ou fístulas. Seu diagnóstico se dá frequentemente pelo achado de espessamento da parede intestinal e mesentério com acometimento linfonodal adjacente.
Comentários finais:
O caso apresentado demonstrou um quadro incomum dor abdominal relacionada a tuberculose intestinal em um jovem imunocompetente, que teve severidade na abertura do caso, cursando inclusive com instabilidade hemodinâmica. Acusa-se neste quadro o diabetes como facilitador da infecção.
Referências:
Veronesi R, Focaccia R.Tratado de Infectologia. 4 ed. São Paulo: Ed. Atheneu. 2010.
Giouleme O, Paschos P, Katsaros M, et al. Intestinal tuberculosis: a diagnostic challengecase report and review of the literature. Eur J GastroenterolHepatol. 2011.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Eduardo Afonso Tavares, Amanda Livramento, Manoel Carlos de Brito Cardoso, Bruno Fontes Lichtenfels