Dados do Trabalho
Título
PRIMEIRA COLECTOMIA ESQUERDA VIDEOLAPAROSCÓPICA REALIZADA EM HOSPITAL TERCIÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO
Resumo
Apresentação: Paciente, 47 anos, sem comorbidades, com queixa de perda de peso de 5kg em 1 semana associado a fezes em fita e hematoquezia. Colonoscopia mostrou lesão vegetante e friável acometendo 90% da circunferência de colón descendente, intransponível. Anatomo patológico resultou em adenocarcinoma moderadamente diferenciado. Submetido a exames de estadiamento sem acometimento secundário, um estadio clinico IIa. Programado tratamento cirúrgico videolaparoscopico. No inventario de cavidade observou-se tumoração em flexura esplênica, ausência de acometimento secundário. Realizado colectomia esquerda estendida videolaparoscopica, garantindo uma adequada linfadenectomia e margem de 5 cm com anastomose mecânica latero-lateral extracorpórea. Tempo cirúrgico de 240 minutos. Paciente recebeu dieta via oral em 1º pos operatório com alta medica no 4º pos operatório, sem necessidade de outras intervenções ou procedimentos. Em retorno ambulatorial após uma semana, o paciente encontra-se em bom estado geral, boa aceitação de dieta e evacuação presente. Ao exame físico, abdome flácido, dor leve a palpação, ferida operatória em bom aspecto.
Discussão: Vários ensaios randomizados mostraram os benefícios a curto prazo da colectomia laparoscópica em comparação com a cirurgia aberta. A colectomia laparoscópica tornou-se amplamente aceita e implementada na prática rotineira, porem essa não é a realidade da maior parte dos hospitais do sistema único de saúde (SUS), os quais não dispõe de equipamento laparoscópico satisfatório para cirurgias de grande porte. A redução do tempo de internação hospitalar, melhores resultados pós-operatórios como menor índice de complicações e mortalidade suprimem os custos altos do equipamento e o tempo de operação mais longo da cirurgia laparoscópica. Além disso, os resultados oncológicos de longo prazo são equivalentes aos da cirurgia aberta. Mesmo com todos os relatos presente na literatura evidenciando os benefícios da cirurgia videolaparoscopica sabe-se que realizar cirurgias laparoscopicas no SUS é um processo dificultoso.
Comentários Finais: Trata-se de um caso oncológico operado por cirurgia videolaparoscopica em Hospital Terciário de atendimento do Sistema Único de Saúde com um tempo de internação hospitalar reduzido e sem complicações que necessite de demais custos, destacando-se ainda uma rápida recuperação pós operatória. Este fato foi possível pelo patrocínio e parceria da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).
Área
Cirurgia - Cólon
Autores
Bruna Maffei Bossi, Larissa Mercadante Assis, Philipe Franco Amaral Tafner, Eduardo Vidal Holanda, Bernardo Fontel Pompeu, Luis Fernando Paes Leme