XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Retocolite ulcerativa associada a múltiplas manifestações extra-intestinais: relato de caso

Resumo

Apresentação de caso: Sexo feminino, 19 anos, iniciou diarreia mucossanguinolenta com mais de 10 evacuações por dia, tenesmo e urgência. Relatou perda ponderal de 6 kg, distensão e dor abdominal difusa. Referiu quadro semelhante 4 meses antes, com dor e edema em região perimaleolar e manchas eritematosas em membros inferiores (MMII). Ao exame, abdome tenso, doloroso à palpação superficial e profunda em mesogástrio e fossa ilíaca esquerda; edema perimaleolar 3+/4+ depressível e bilateral com aumento da temperatura local e dor ao deambular; eritemas nodosos em MMII. Evoluiu apresentando dor intensa em hipogástrio com piora pós prandial, máculas violáceas e petéquias em MMII associadas à artralgia, além de um quadro de hemiparesia esquerda. Colonoscopias demonstraram úlceras e microerosões em cólon transverso e cólon descendente, além de pólipos em reto e cólon descendente, enantema com microerosões recobertas por fibrina, contínuo a partir da linha pectínea e com mudança abrupta para mucosa normal em transição retossigmóide - achados sugestivos de retocolite ulcerativa (RCU). À biópsia de pele, apresentou, na porção profunda da derme, infiltrado inflamatório crônico - vasculite leucocitoclástica - e, aos exames neurológicos, encontrou-se lesão sugestiva de neuropatia axonal.

Discussão: A RCU é uma doença inflamatória intestinal tipicamente caracterizada pela inflamação superficial do reto e do sigmóide com extensão contínua à mucosa adjacente. Aproximadamente 25% dos casos de RCU estão associados a pelo menos uma manifestação extra-intestinal (MEI). Dentre os pacientes que apresentam tais sintomas, cerca de 90% apresentam apenas um ou dois desses sintomas. As MEIs mais comuns na RCU são, em ordem decrescente de frequência: artrite periférica, doença aftosa recorrente, espondilite anquilosante, uveíte e eritema nodoso. No caso da paciente, vê-se um quadro atípico com apresentação de mais de cinco MEIs, quantidade comum a menos de 1% dos pacientes com RCU, sendo elas: artrite periférica, eritemas nodosos, máculas violáceas, petéquias, hemiparesia e neuropatia axonal - sendo apenas a artrite e os eritemas nodosos pertencentes àquelas MEIs mais relatadas na RCU.

Comentários finais: Evidencia-se um caso em que a paciente diagnosticada com RCU apresentou quadro clínico com múltiplas MEIs, dentre elas, manifestações nervosas e vasculares infrequentes como hemiparesia, neuropatia axonal e vasculite leucocitoclástica.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Lucas Pereira Trevisan, Pedro Matos da Câmara, José Ademar dos Santos Júnior, Antônio Gomes da Silva Júnior, Miguel Isaias Lopes Silveira, Marcos Vinícius Jales Lima de Queiroz, Rayane Lunara Catarino Dantas de Medeiros, Daniel Marques da Silva, Júlia Millene Gomes Magalhães de Lacerda, Athina Gomes Maia, Luiz Felipe Nunes Palhares, Phillip Anderson Silva Avelino, Vinícius da Costa Duarte, Lívia Medeiros Soares Celani