XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ASCITE NEGRA EM PACIENTE COM DERMATOMIOSITE

Resumo

APRESENTAÇÃO DO CASO:
Masculino, 56 anos, com diagnóstico de dermatomiosite em janeiro de 2021. Rastreio inicial de neoplasia negativo. Estava em tratamento com metotrexato e infusão de imunoglobulina endovenosa. Devido a tromboembolismo pulmonar, iniciada anticoagulação em dezembro de 2021. Em junho de 2022, foi hospitalizado por anasarca após infusão de imunoglobulina. Permaneceu em internação hospitalar prolongada, com diversas complicações, incluindo novo tromboembolismo pulmonar em vigência de anticoagulação efetiva, infecções hospitalares, disfunção renal dialítica e hemoptise volumosa com necessidade de ventilação mecânica. Na admissão, foi realizada paracentese diagnóstica e de alívio, que demonstrou líquido amarelo citrino, sem critérios para peritonite bacteriana, com gradiente de albumina soro-ascite (GASA) de 0,7. Após 2 meses de internação, foi realizada nova paracentese para alívio, com drenagem de líquido ascítico de coloração enegrecida, com GASA de 0,5, citologia e bilirrubinas normais, citologia oncótica, cultura para tuberculose e fungos negativas. Realizada tomografia de abdome que evidenciou hematoma de parede abdominal, sendo atribuída a coloração negra do líquido ascítico ao hematoma.
DISCUSSÃO:
As causas mais comuns de ascite são cirrose hepática e hipertensão portal. A ascite apresentando coloração negra é forma rara de ascite, apresentando como diagnóstico diferencial a ascite de causa pancreática, perfuração intestinal com extravasamento de material fecal, peritonite fúngica, melanoma metastático, perfuração de vesícula biliar, carcinoma ovariano primário, secundária a sangramento (incluindo endometriose) e extravasamento de tinta para tatuagem colônica.
COMENTÁRIOS FINAIS:
A aparência macroscópica e análise microscópica do líquido ascítico podem ser essenciais para o diagnóstico de diversas patologias. O conhecimento das etiologias da ascite de coloração negra pode ser primordial no diagnóstico da patologia de base.

Área

Gastroenterologia - Fígado

Autores

Ana Paula Godoy Finger, Artur de São Thiago Gomes, Elisandre Caroline dos Santos Cerutti, Jessica Fretta Machado, Letícia Bee, Milena Sayuri Hinokuma, Roberta Helena de Sena