Dados do Trabalho
Título
Sintomas e qualidade de vida após hemorroidectomia - avaliação pós operatória tardia de 81 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de doença hemorroidária.
Resumo
Introdução
A doença hemorroidária (DH) é definida pelo aparecimento de sintomas, após degeneração dos plexos vasculares da região anorretal. A hemorroidectomia é uma das principais técnicas terapêuticas. A avaliação dos sintomas após hemorroidectomia pode ser realizada através do Hemorrhoid Severity Score (HSS), escala diretamente proporcional à gravidade da DH. Já a avaliação da qualidade de vida pode ser realizada com aplicação de afirmativas ou perguntas respondidas com escala Likert e do quality of life score (QoL).
Objetivo
Avaliar sintomas, qualidade de vida e satisfação pessoal a longo prazo após hemorroidectomia, através do uso das ferramentas HSS, QoL e escala Likert. Relacionar tais resultados com dados demográficos, antecedentes pessoais e avaliação clínica pré-operatória.
Método
Estudo unicêntrico retrospectivo de pacientes submetidos a hemorroidectomia (técnicas aberta e fechada), em hospital universitário, de 2015 a 2021. Realizada análise de prontuários físicos e eletrônicos e aplicação dos questionários por entrevista telefônica. 188 pacientes foram submetidos a hemorroidectomia no período. 107 pacientes foram excluídos do estudo por: não atenderam à chamada telefônica (50), não quererem participar (6), incapacidade de participar por demência ou surdez (4), número de telefone desatualizado (34), falecidos (8) e não assinatura ou gravação de termo de consentimento (5), restando 81 pacientes para estudo. O trabalho foi aprovado no comitê de ética e pesquisa do departamento e do hospital e inserido na Plataforma Brasil.
Resultados
A maioria dos pacientes foi do sexo feminino (64,20%) e a idade média, de 51 anos. A doença hemorroidária mista predominou (60,49%), bem como a doença hemorroidária grau IV (38,75%). A técnica mais utilizada foi a fechada (90,12%). A média do HSS foi de 2. 58,02% negou desconforto (QoL=0) e 75,31% referiram estar muito satisfeitos após a cirurgia. Quando perguntados se recomendariam a cirurgia como opção de tratamento a um amigo ou familiar, 88,89% responderam “concordo totalmente” e 82,72% afirmaram concordar totalmente com a realização de cirurgia na situação de recidiva de DH.
Conclusão
A análise da satisfação e qualidade de vida após a hemorroidectomia mostra-se de grande valia, uma vez que, não raramente, esta difere da avaliação do cirurgião. Nosso estudo demonstrou alto grau de satisfação e qualidade de vida nos pacientes submetidos a hemorroidectomia, confirmando a técnica como ótima opção terapêutica a longo prazo.
Área
Cirurgia - Cólon
Autores
Luna Serena Arguelho Pereira, José Américo Bacchi Hora, Nathália Camin Calixto Sarroche da Silva, Carlos Frederico Sparapan Marques