XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Linfoma não Hodgkin extranodal de células B da zona marginal no estômago (Linfoma MALT gástrico): quando suspeitar?

Resumo

Apresentação do Caso
Paciente do sexo feminino, 80 anos, procedente de São Paulo, antecedentes de tabagismo ativo, hipotireoidismo e dislipidemia e história familiar de irmão com câncer gástrico. Iniciou em abril de 2021, sintomas dispépticos com predomínio de epigastralgia de moderada intensidade, sem irradiação, sem fatores de melhora e piora, negando qualquer outro sintoma associado. Pela persistência do quadro clínico, passou por consulta médica onde foram prescritos sintomáticos e solicitado endoscopia digestiva alta - EDA, porém devido a pandemia de COVID-19, conseguiu realizar o exame somente em outubro de 2021 com a identificação de uma extensa úlcera profunda, com bordas mal definidas, hiperemiadas e de aspecto infiltrativo, localizada em pequena curvatura do corpo médio até a o antro gástrico, medindo cerca de 8 cm de extensão. A pesquisa de H pylori foi negativa. A análise histológica mostrava importante infiltrado linfoide de células pequenas e formações de lesões linfoepiteliais e a imunohistoquímica - IHQ apresentava CD20 (+), BCL-2 (+) e Ki67 de 20% , compatível com linfoma MALT. O tratamento foi realizado com radioterapia - RT (20 sessões diárias de 150 cGY cada), durante esse período a paciente apresentou perda de peso de aproximadamente 10 kg, além de náuseas e vômitos. Em setembro de 2022, foi realizado nova EDA, para controle de tratamento pós RT, com cicatrização completa da úlcera, histologia e IHQ demonstraram ausência de neoplasia residual.

Discussão e comentários finais
O linfoma MALT (tecido linfoide associado a mucosa) foi descrito inicialmente em 1983 por Isaacson, sendo denominado atualmente como linfoma não Hodgkin extranodal de células B da zona marginal. O linfoma MALT gástrico, é mais frequente em paciente com mais de 50 anos, predomina em homens em relação as mulheres, numa proporção de 1,7/1. Os sintomas iniciais e os achados endoscópicos são inespecíficos em sua maioria, podendo ser encontradas úlceras, espessamento de pregas e lesões polipoides.
No caso apresentado foi encontrado uma úlcera extensa e profunda, com bordas infiltrativas, cujo a suspeita endoscópica inicial foi de adencocarcinoma, porém a análise histológica foi compatível com linfoma MALT de baixo grau com H pylori negativo, sendo optado pelo tratamento com radioterapia pela equipe de oncologia. Diante disso, pacientes com >50 anos com dispepsia de início recente é de suma importância a realização de EDA para investigação de neoplasias.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

ROSIVAL VICENTE DE PAULA, Beatriz Scalli, LIVIA MARIA PACELLI MARCON BIAGIONI, TOMAZO ANTONIO PRINCE FRANZINI