Dados do Trabalho
Título
PACIENTES COM LESÕES CÍSTICAS PANCREÁTICAS SUBMETIDOS A ECOENDOCOPIA COM PUNÇÃO POR AGULHA FINA PARA AVALIAR O DESEMPENHO DIAGNÓSTICO DAS DIRETRIZES DE FUKUOKA (2020) E EUROPÉIA
Resumo
O diagnóstico das lesões císticas pancreáticas (LCPs) é desafiador e atualmente existem várias diretrizes diferentes, que tentam identificar LCPs malignas ou com alto risco. Entretanto sua aplicação baseia-se nos achados da TC e/ou RM/CPRM sem comprovação histológica. Essa estratégia parece favorecer o supertratamento. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho das diretrizes da International Association of Pancreatology (IAP)/Fukuoka e a Européia e relatar os resultados em LCPs após o diagnóstico obtido pela USE-PAF.
Trata-se de um estudo retrospectivo, unicêntrico, controlado com coleta de dados prospectiva de pacientes com LCPs submetidos à USE-PAF entre 2010 e 2021, nos hospitais Moriah e das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com diagnóstico duvidoso pelos exames de imagem e foram submetidos a USE-PAF. O material obtido pela USE-PAF foi enviado a microhistologia. Incluímos apenas as LCPs mucinosas identificadas pela USE-PAF e histopatologia da peça operatória. O desfecho primário foi comparar o desempenho diagnóstico do guideline da IAP (Fukuoka 2020) e Europeu determinados pelo nomograma de Fagan e a razão de verossimilhança.
No período, foram estudados 560 pacientes com LCPs. O diagnóstico final foi de LCPs mucinosas em 251 (45%) pacientes com média de idade de 62,19 (DP = 11, 19 anos), a maioria do sexo feminino (56,9%). O diagnóstico final revelou 30.3% (n=76) dos participantes com LCPs malignas ou com alto risco. A sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, negativo e a razão de verossimilhança das diretrizes de Fukuoka e Européia foram, 0.76, 0.77, 0.59, 0.88 e 3,34 (2,47 – 5,51) e 0,68, 0,93, 0,83, 0,87 e 10.9 (6,02 – 19,7), respectivamente (p<0.001). Após a aplicação dos critérios de Fukuoka e da diretriz Européia, os pacientes com LCPs encaminhados à cirurgia foram operados sem necessidade em 41% e 19%, respectivamente (p<0.001).
A aplicação da diretriz Européia após a USE-PAF apresentou desempenho superior para identificar LCPs malignas e ou com alto risco e evitar cirurgias desnecessárias, com uma razão de verossimilhança confiável para sua aplicação na maioria dos pacientes. Essa estratégia diagnóstica para a aplicabilidade dessa diretriz mostra tendência em diminuir o número de pacientes com LCPs tratadas desnecessariamente.
Área
Endoscopia - Ecoendoscopia
Autores
DÉBORA AZEREDO PACHECO DIAS DA COSTA, Otavio Micelli Neto, Eloy Taglieri, Rodrigo Surjan, Marcel Autran Machado, Filadelfio Euclides Venco, Rafael Kemp, Jose Sebastião Santos, José Celso Ardengh