XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE PERITONEAL POR VIDEOLAPAROSCOPIA: UM DESAFIO DIAGNÓSTICO

Resumo

Homem, 29 anos, admitido com dor abdominal em fosse ilíaca esquerda(FIE) associado a distensão abdominal, perda de peso e febre noturna há 10 dias. Ao exame apresentava, regular estado geral, emagrecido, abdômen doloroso em FIE, sem irritação peritoneal ou massas palpáveis. Exames laboratoriais normais, exceto por leucopenia(3000). Em tomografia de abdome total evidenciado moderada quantidade de líquido loculado distribuída pelos recessos abdominopélvicos, coexistindo com espessamento difuso do omento maior. Paciente submetido a videolaparóscopia diagnóstica e evidenciado importante espessamento peritoneal associado a diversos nódulos esbranquiçados em superfície intestinal, líquido ascítico citrino e múltiplas aderências. Realizado biopsia peritoneal e evidenciado processo inflamatório crônico granulomatoso com necrose caseosa central. Estabelecido diagnóstico de tuberculose peritoneal e instituído tratamento.
A tuberculose é causa importante de peritonite em todo o mundo, tendo maior prevalência em países subdesenvolvidos. Tal infecção pode ocorrer por via hematogênica ou por deglutição de escarro contaminado. A tuberculose peritoneal apresenta sintomas inespecíficos, tendo início insidioso com comprometimento sistêmico como febre e perda de peso. Podendo desencadear diarreia, dor abdominal, ascite e simular casos de abdômen agudo obstrutivo. Sendo assim, a tuberculose peritoneal é facilmente confundida com outras enfermidades, sendo seu diagnóstico um desafio.
O diagnóstico pode ser auxiliado com exames de imagem como tomografia e ultrassonografia de abdômen que evidenciam ascite e espessamento peritoneal e nodulosidade. Além da cultura de escarro e análise do líquido ascítico. Em pacientes com dúvida diagnóstica ou com suspeita de tuberculose peritoneal, a videolaparóscopia consiste no método definitivo para estabelecer o diagnóstico. Achados sugestivos visíveis na laparoscopia incluem nódulos e espessamento peritoneais característicos, além de granuloma caseoso que podem ser evidenciados na biopsia de peritônio, como no caso acima. A terapêutica responde favorável se iniciada precocemente com recuperação relativamente rápida e baixo índice de mortalidade.
O diagnóstico de tuberculose peritoneal é sempre um desafio devido ao quadro clínico inespecífico, porém deve-se suspeitar nos casos de ascite refratária e casos arrastados de dor abdominal associado a sintomas sistêmicos. Sendo a videolaparóscopia um importante aliado no diagnóstico definitivo.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Caroline Amparo Ferreira, RIDER MAY CEDRO , MARIA EDUARDA BATISTA, Andressa Alves de Souza Barbosa, Kaio Lunno Santos , Júlia Borba de Souza