Dados do Trabalho
Título
Estenose Sigmoide por Diverticulite.
Resumo
Apresentação do Caso: Paciente, 85 anos sexo feminino, em atendimento ambulatorial, com quadro de dor em fossa ilíaca esquerda há 30 dias, com piora progressiva da dor nos últimos 3 dias, associado a alterações no hábito intestinal e afilamento nas fezes, perda de peso (2kg no período) e náuseas, realizado colonoscopia, que identificou massa com obstrução do cólon sigmoide, sugestivo de câncer. Realizado uma tomografia evidenciando lesão em transição reto-sigmoide, com abscesso local, bloqueio em colo sigmoide com transição de reto alto, com pontos de microperfuração e abcesso local, sugestivos de doença diverticular de padrão estenosante. Realizada cirurgia retossigmoidectomia à Hartmann. Após a realização do exame, foi indicado cirurgia, retossigmoidectomia à Hartmann, foi realizado a ressecação da massa no retossigmóide, com fechamento do coto retal e formação de colostomia na região de colo proximal, exteriorizado no hipocôndrio esquerdo, paciente ficou 01 (um) dia na unidade de terapia intensiva, e recebeu dieta no primeiro dia de pós operatório. Alta hospitalar no quarto dia.
Discussão: Condições muito comuns, como divertículos de colo sigmoide podem ser complicados por infecção intra-diverticular que comumente resulta em diverticulite. Sendo um motivo frequente de consulta na clínica geral e emergências.
Ao se confirmar o diagnóstico de diverticulite em cólon sigmóide, em casos de diverticulite complicada, hinchey III e IV, é indicado a cirurgia, entre elas a técnica de retossigmoidectomia com colostomia a Hartmann, sendo esse procedimento abreviado, indicado, em geral para os pacientes graves, com comorbidades importantes, sepse abdominal ou outras condições locais inadequadas para uma anastomose primária. Assim, o procedimento de Hartmann consiste em uma ressecação do retossigmóide, ou seja, fechamento do coto retal e formação de colostomia terminal, sendo uma técnica amplamente utilizada em uma gama de patologias que resultem em obstrução ou perfuração do lado esquerdo do cólon.
Comentários finais: A retossigmoidectomia por técnica de Hartmann é uma técnica precisa e benéfica para os pacientes portadores de estenose sigmoide por diverticulite, em situações de risco, seja por comorbidade, idade avançada ou infecção grave.
Área
Cirurgia - Cólon
Autores
Chrystian Coelho Lemes, Adriano Junqueira de Moraes , Rodrigo Tavore Strasser, Helen Brambila Jorge Pareja Pareja , José Antonio de Oliveira Júnior, Joyce Saab, Andrey Júnior de Ávila Magalhães, Vinícius Denepotti Nogueira