XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: hemangioma cavernoso da parede do intestino delgado.

Resumo

Paciente feminino, 47 anos, com 7 meses de história de dor abdominal difusa, mais intensa em quadrante inferior esquerdo, associada a distensão abdominal e episódios de vômitos de conteúdo alimentar, com aumento na frequência das crises há 4 meses. Relato de fezes pastosas há um ano, sem produtos patológicos e anemia ferropriva. Realizada investigação diagnóstica com exames de imagem: colonoscopia sem alterações; TC abdome com espessamento focal e concêntrico em transição jejuno-ileal; Enteroscopia anterógrada com balão com lesão subestenosante em jejuno, com biópsias não contemplando lesão. Devido a piora do quadro, paciente submetida a laparotomia exploradora, sendo encontrada lesão vegetante de cerca de 5cm, azul-escurecida, a 220cm do ângulo de Treitz, com aumento da vascularização. Procedida enterectomia segmentar com entero-enteroanastomose latero-lateral mecânica. Resultado anatomo-patológico: hemangioma cavernoso da parede do intestino delgado. Paciente apresentou boa evolução em pós-operatório, com melhora do quadro clínico anterior.
O hemangioma cavernoso intestinal é um tumor incomum, cujo principal sintoma é o sangramento digestivo, geralmente oculto, cursando com anemia ferropriva, sendo típica a apresentação clínica deste relato de caso. O jejuno é o local mais acometido por esta patologia, o que pode dificultar o diagnóstico pelos métodos endoscópicos usuais. A enteroscopia de duplo balão, recurso utilizado com esta paciente, assim como a cápsula endoscópica podem auxiliar na identificação de lesões nos segmentos intestinais não acessíveis a EDA e colonoscopia. A enteroscopia permite ainda a realização de biópsias durante o exame, fornecendo resultado histopatológico pré-operatório. O tratamento de escolha do hemangioma cavernoso é a cirurgia, com ressecção do segmento acometido. No entanto, em pacientes de alto risco cirúrgico, com múltiplas lesões pequenas, pode-se tentar a terapia endoscópica, como a mucosectomia ou a escleroterapia, porém com risco elevado de sangramento ou perfuração.
O hemangioma cavernoso intestinal é causa rara de anemia crônica por sangramento oculto, com diagnóstico dificultado por sua frequente localização inacessível a endoscopia alta e baixa, sendo geralmente um achado intra-operatório. Com a maior disponibilidade de métodos endoscópicos mais modernos, tornou-se possível sua identificação e, em casos selecionados, tratamentos menos invasivos, ainda sendo a cirurgia a terapêutica mais indicada para esta condição.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Lara Silva Paixão, Nicolas Pivoto, Aléxis Coelho Aguiari, Marco Aurélio Leão Beltrami, Marcela Maria Silvino Craveiro, Luiz Henrique Cury Saad, Rogério Saad Hossne, Kamila Bessa Penteado