XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE ADDISON EM PACIENTE COM DIARREIA CRÔNICA-RELATO DE CASO

Resumo

Apresentação do Caso: M.A.F, masculino, 28 anos, encaminhado ao gastroenterologista por emagrecimento de 13kg, desconforto epigástrico desencadeado pela alimentação, eructações, náuseas, pirose e diarreia, de duas a três evacuações ao dia de fezes pastosas e raramente liquidas, sem produtos patológicos; referia ainda escurecimento da pele de longa data. Possuía antecedente de Doença Celíaca (DC) sem adesão à dieta. Porém mesmo após seis meses de adequada dieta e tratamento de colite pseudomembranosa diagnosticada neste intervalo, o paciente mantinha hiponatremia, prostração intensa e dificuldade em manter a posição ortostática. Portanto prosseguiu-se a investigação com resultados reduzidos de cortisol, elevação de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e baixos níveis de sulfato de dehidroepiandrosterona (S-DHEA) o que permitiu o diagnóstico de insuficiência adrenal primária. Os resultados positivos nas pesquisas dos anticorpos anti 21 hidroxilase e anti córtex de suprarrenal confirmaram a etiologia auto-imune da Doença de Addison. Foi iniciado tratamento com prednisona e fludrocortisona com boa evolução e melhora dos sintomas.
Discussão: A doença de Addison (DA) ou insuficiência adrenal primária (IAP) é uma patologia rara, que tende a manifestar-se entre a segunda e quarta década de vida, com incidência de 4.7 e 6.2 por milhão de indivíduos ao ano. A causa mais comum é a autoimune, podendo ter origem neoplásica, genética ou infecciosa, como na tuberculose. A insuficiência adrenal primária é uma doença marcada pela destruição progressiva do córtex da adrenal, que levará a deficiência da produção de hormônios adrenocorticais, resultando em déficits na formação de glicocorticoides e mineralocorticoides. Os sintomas apresentados são na sua maioria inespecíficos como perda ponderal, astenia, hiponatremia, hipotensão, além da hiperpigmentação da pele e mucosa, sinal típico da doença. O diagnóstico da DA no paciente M.A.F. foi dificultosos, visto que este apresentava antecedente de DC, portanto o quadro sintomático de hiponatremia, hipotensão, diarreia, febre, emagrecimento e anemia foram todos atribuídos à DC.
Comentários Finais: É necessário ter em mente que sintomas atípicos como a diarreia podem estar presentes e a hipótese diagnóstica desta condição clínica com a dosagem dos níveis matinais de cortisol pode prevenir o atraso no diagnóstico.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Fernanda Lustoza de Souza, Maria Fernanda Borges de Oliveira, Liliane David Cardoso , Marianges Zadrozny Gouvêa da Costa, Renata da Silva Bolan