Dados do Trabalho
Título
LESÃO DE DIEULAFOY NA PAPILA DE VATER DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO ENDOSCÓPICO
Resumo
INTRODUÇÃO: A lesão de Dieulafoy é uma incomum mas importante causa de HDA, a grande maioria das lesões são localizadas no estômago dentro de 6 cm da junção gastroesofágica, sendo que raramente podem acometer outros pontos do TGI.
OBJETIVO: Relatar um caso de uma paciente com lesão de Dieulafoy da papila de Vater submetida a tratamento endoscópico em nosso Serviço.
MÉTODO: Paciente JMS, feminina 23 anos. Com história recente anemia e melena. Referia episódio pregresso há cerca de 10 meses, com necessidade de hemotransfusão. EDA e Colono sem alterações na época. Nesta internação realizada EDA que evidenciou sangue na segunda porção duodenal sem causa aparente do sangramento. RNM do abdome e Colangiopancreatografia por RNM sem alterações.
RESULTADOS: A paciente foi submetida à duodenoscopia onde observou-se vaso com sangramento arterial ativo à esquerda o óstio papilar. Foi feita aplicação de clip hemostático com parada do sangramento. A paciente evoluiu bem sem queda do hematócrito e sem necessidade de hemotransfusão. Fez controle ambulatorial com EDA, sem alterações.
CONCLUSÃO: Podemos concluir que a lesão de Dieulafoy na papila de Vater é uma lesão rara, e seu diagnóstico pode ser desafiador.
Área
Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada
Autores
Nelson Maeda Machado, Wagner Schwerdtfeger, João Marcos Féres Maeda, Soraia Maria Féres Maeda