XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDÓCRINO DUODENAL DIAGNÓSTICO PELA ECOENDOSCOPIA COM PUNÇÃO COM AGULHA FINA

Resumo

INTRODUÇÃO: As neoplasias neuroendócrinas duodenais são incomuns, representando cerca de 4% de todos as neoplasias neuroendócrinas gastroenteropancreáticas. Elas incluem a lesões ampulares, que surgem no interior ou ao redor da papila de Vater ou papila duodenal menor e as lesões extra-ampulares. A incidência dessa lesões está aumentando, provavelmente decorrendo da melhora das técnicas de diagnóstico.
OBJETIVO: Relatar o caso de uma paciente com massa exofítica em segunda porção duodenal, com diagnóstico de NET duodenal pela Ecoendoscopia com punção em nosso Serviço.
MÉTODO: Paciente DAM, masculino 69 anos. Com história de dor abdominal incaracterística há 3 meses. RNM do abdome com massa em segunda porção duodenal, sendo, encaminhado para Ecoendoscopia com punção.
RESULTADOS: O paciente foi submetido à Ecoendoscopia com punção onde foi detectada lesão hipoecogênica em região do duodeno. A punção aspirativa com agulha fina comprovou o TNE. O paciente foi submetido a ressecção cirúrgica e encontra-se em seguimento pós operatório há 8 meses.
CONCLUSÃO: Podemos concluir que a ecoendoscopia pode ser efetiva no diagnóstico do diagnóstico dos TNE, auxiliando na indicação para o tratamento cirúrgico.

Área

Endoscopia - Ecoendoscopia

Autores

NELSON Maeda Machado, Soraia Maria Féres Maeda, João Marcos Féres Maeda, Cleverson Teixeira Soares