XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Dunbar como causa incomum de dor abdominal: relato de caso

Resumo

Apresentação do Caso
A.R.A.R, sexo feminino, 51 anos, hipertensa, cesariana prévia, apresentando dor abdominal recorrente em andar superior, de intensidade variável, associada a náuseas e plenitude gástrica, sobretudo no período pós-prandial. Nega febre, perda de peso ou alterações na diurese e evacuação.
Após meses apresentando tal sintomatologia, a paciente procurou atendimento médico. Submetida a ultrassonografia de abdome com sinais de esteatose hepática leve. Endoscopia digestiva demonstrou gastrite enantematosa leve do antro. Tomografia computadorizada sem massas, coleções ou pneumoperitônio. Estendida propedêutica com angiotomografia de abdome, com achado de tortuosidade e estenose suboclusiva não ateromatosa do tronco celíaco com aspecto em gancho. Revisão laboratorial sem comemorativos.
Diante da hipótese diagnóstica de Síndrome de Dunbar, fora indicada lise do ligamento arqueado mediano por videolaparoscopia, ato realizado sem intercorrências. A paciente apresentou boa evolução pós-operatória, recebendo alta no dia seguinte. Seguimento ambulatorial demonstrou melhora dos sintomas apresentados previamente.
-Discussão
A síndrome de Dunbar, também conhecida como síndrome do ligamento arqueado mediano, é uma entidade rara causadora de sintomas abdominais, ocorrendo devido à compressão extrínseca do tronco celíaco pelo ligamento arqueado mediano.
Trata-se de enfermidade rara, mais comum em mulheres magras, entre a terceira e quinta décadas de vida. Os sintomas costumam ser pós-prandiais, incluindo dor, náusea, vômito, perda de peso. Dessa forma, a Síndrome de Dunbar mimetiza diversas desordens abdominais, sendo, muitas vezes, um diagnóstico de exclusão.
A ultrassonografia com duplex é um bom exame de diagnóstico inicial. Angiotomografia ajuda na propedêutica, permitindo visualização em três dimensões da compressão do tronco celíaco. Angiorresonância magnética é opção para os pacientes com alergia a contraste iodado.
Seu tratamento consiste na descompressão cirúrgica do tronco celíaco, através da lise parcial das fibras do ligamento arqueado mediano, preferencialmente por videolaparoscopia, permitindo o restabelecimento de fluxo sanguíneo adequado.
-Comentários finais
A Síndrome de Dunbar é uma enfermidade rara, cujo diagnóstico é de exclusão, demandando alto grau de suspeição, associado a achados radiológicos típicos. O tratamento visa a resolução dos sintomas, através da lise do ligamento arqueado mediano, podendo ser realizado pela via minimamente invasiva.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Lucas Magalhães Barboza, Luiz Gonzaga Torres Júnior, Daniela Alves de Brito Queiroz, Rodolfo Kalil de Novaes Santos