XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Abdome Agudo por Teratoma de ovário gigante torcido: Relato de caso

Resumo

Relato do caso: Mulher, 18 anos, deu entrada no pronto-atendimento de serviço de urgência e emergência, com queixas de dores abdominais, baixo ventre com 4 dias de evolução, associado à anorexia, náuseas e vômitos. Negava parada de eliminação de flatos e fezes. Relato de febre não aferida. Ao exame com dor abdominal em fossa ilíaca direita, descompressão brusca positiva. Laboratório com leucograma, Proteína-C-Reativa e beta HCG negativo. Submetida a Tomografia Computadorizada, com contraste, que evidenciou massa pélvica de 15 x 12 cm, com calcificações no seu interior sugestiva de teratoma maduro. Foi submetida a Laparotomia Exploradora de urgência que verificou massa ovariana volumosa, torcida, com comprometimento vascular, sendo submetida a salpingooforectomia direita sem intercorrências. Paciente ficou internada por dois dias na enfermaria com evolução satisfatória até alta hospitalar. Anatomopatológico confirmou o Teratoma maduro.
Discussão: Abdome agudo é uma síndrome caracterizada por dor repentina, e é frequentemente atendida em pronto-atendimento por cirurgiões gerais e do aparelho digestivo. A grande variedade de diagnósticos diferenciais dificulta a abordagem do paciente bem como seu manejo clínico. O abdome agudo vascular é uma das causas mais temidas devido às suas características clínicas, evolução e deterioração clínica rápida do paciente. O interrompimento de aporte sanguíneo a uma determinada víscera provoca dor abdominal intensa, súbita e desproporcional ao exame clínico. O teratoma maduro é a neoplasia benigna mais comum nos ovários em mulheres entre 20 e 40 anos, sendo responsável por 70% das neoplasias ovarianas nesta faixa etária. Podem crescer e atingir dimensões acima de 10 cm aumentando consideravelmente o risco de torção ou ruptura. O risco de malignização varia de 0,5 a 2% dos casos.
Comentários finais: Dor abdominal é a principal causa de atendimento nos pronto-atendimentos, podendo estar relacionados a diversas causas cirúrgicas gastrointestinais, urológicas e ginecológicas. Conhecimento amplo da grande variedade de diagnósticos diferenciais é necessário para abordagem e manejo clínico do paciente.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Ana Carolina Bueno Santana, Pedro Fernandes Louback, Carlos Magno Costa Coaracy Sobrinho, Carolina Brandi Anzanello, Bernardo Fontel Pompeu, Luis Fernando Paes Leme