Dados do Trabalho
Título
Hérnia de Richter incisional com abordagem por cirurgia laparoscópica - um relato de caso
Resumo
Apresentação do Caso: Masculino de 30 anos, com apendicectomia aberta prévia com incisão de McBurney há 5 meses, sem demais comorbidades, procura atendimento com relato de dor abdominal no local da ferida operatória há 3 dias associado a náuseas e emese. Realizado diagnóstico de hérnia incisional encarcerada e submetido a videolaparoscopia com vistas à correção laparoscópica. No intraoperatório, visualizado defeito de parede abdominal no local de apendicectomia prévia com insinuação da borda antimesentérica de alça de intestino delgado, confirmado o diagnóstico de hérnia de Richter incisional. Realizado redução da mesma, sem necessidade de ressecção de alça e posterior correção do defeito com colocação de tela de polipropileno em região pré-peritoneal. Apresentou boa evolução clínica e recebeu alta no primeiro pós operatório com acompanhamento ambulatorial.
Discussão: A Hérnia de Richter é uma causa incomum de hérnias ventrais e sua apresentação mais frequente é através do canal femoral, sendo possível também em região inguinal e mais raramente em hérnia incisional. É definida pelo pinçamento antimesentérico da alça intestinal. Seu diagnóstico tende a ser realizado mais tardiamente por não causar obstrução total do trato gastrointestinal. O tratamento leva em consideração o quadro clínico e os sinais de gravidade associados. A abordagem pode ser realizada por via aberta ou laparoscópica conforme a experiência do cirurgião assistente.
Comentários finais: A Hérnia de Richter é uma entidade pouco comum e com características clínicas que podem dificultar o seu diagnóstico, entretanto possui bom prognóstico quando abordado em tempo adequado.
Área
Cirurgia - Miscelânea
Autores
Christian Pereira Gregory, Pedro Henrique Bertoli, Diogo Campos Tamiozo