Dados do Trabalho
Título
Eficácia do uso endoscópico do clipe do tipo Padlock® para tratamento de defeitos complexos do trato gastrointestinal
Resumo
Introdução
TTSC e OTSC, são uma boa opção para o fechamento de perfurações gastrointestinais. O primeiro fornece o fechamento de pequenos defeitos (geralmente < 1 cm), e o segundo, o fechamento de espessura total de defeitos de até 2 cm com uma única aplicação, como perfurações e deiscências anastomóticas, defeitos criados por ressecção endoscópica, fixação de stent, além de sangramentos varicosos. Sua principal vantagem é a capacidade de fazer o fechamento desses defeitos utilizando um único clipe, diferentemente dos TTSC, entretanto clipes ou terapias adicionais podem ser empregados em caso de falha. O Padlock® é um tipo de OTSC ainda recente e, além de possuir um design diferente, requer o uso de uma técnica alternativa para sua aplicação. Dados sobre seu uso clínico ainda são limitados.
Objetivo
Descrever a eficácia do uso do Padlock® no tratamento de defeitos complexos do trato gastrointestinal.
Método
Análise retrospectiva de casos de aplicação de Padlock® para fechamento de defeitos do trato gastrointestinal no período de março/2020 a dezembro/2021. Foram analisados dados referentes à idade, sexo, status nutricional, tipo, local e tamanho da falha, tempo de evolução do defeito até o tratamento endoscópico, quantidade de clipes utilizados, se usados isoladamente ou como terapia complementar, descrição da terapia complementar, sucesso técnico do procedimento, sucesso clínico precoce (< 30 dias) e tardio (> 30 dias) e tempo de seguimento do caso (follow-up).
Resultados
Foram avaliados 12 pacientes, sendo 7 do sexo masculino e 5 do feminino, com mediana de idade de 50 anos. 11 das 12 indicações de aplicação foram por fístulas, variando o local da intervenção (retovaginal, esofagopleural, gastropleural, gastrogástrica, transição esôfago-gástrica, gastro brônquica, duodenal e retovesical). 10 dos 12 pacientes receberam tratamento complementar, como cirurgias para escarificação ou aproximação das bordas (33,3%), argônio (16,7%), terapia a vácuo, dreno pigtail, aplicação de SEMS e prótese (8,3%). O sucesso técnico foi alcançado em 10 pacientes, sendo que 9 tiveram sucesso clínico precoce (30 dias após a aplicação) e, destes, 7 o mantiveram a longo prazo (após 180 dias). Dos pacientes que utilizaram o Padlock® como terapia única, 1 atingiu sucesso clínico a longo prazo (> 180 dias) e outro teve esta avaliação prejudicada visto que descontinuou com o seguimento após 60 dias, mesmo tendo atingido sucesso clínico com 30 dias. Nenhum paciente apresentou complicações decorrentes do procedimento, havendo apenas 1 óbito por fístula gastro pleural em paciente desnutrida.
Conclusão
Apesar da pequena amostragem, este trata-se de um dos maiores trabalhos da literatura que descrevem a aplicação do Padlock® no tratamento de fístulas do trato gastrointestinal, com resultados que mostram bom sucesso clínico inicial e, possivelmente, bons resultados tardios.
Área
Endoscopia - Miscelânea
Autores
Luiza Lemos Ramos, Brenda Miranda Aidar, Hugo Gonçalo Guedes