Dados do Trabalho
Título
HAMARTOMA TIPO PEUTZ-JEGHERS (HPG) GIGANTE ASSOCIADO A ANEMIA TRATADO POR RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA
Resumo
Os autores relatam o caso de um paciente com pólipo gigante e solitário cuja biópsia revelou adenoma tubular. O pólipo mostrava uma forma irregular, lobular e superfície nodular, enquanto os adenomas geralmente mostram uma superfície regular, nodular ou granular. Homem 62 anos, com anemia. Após exames de endoscopia normal, foi indicada cápsula endoscópica que revelou pólipo duodenal confirmado pela ressonância de abdome como um espessamento da segunda porção duodenal. A enterografia por RM mostrou espessamento da 3a e 4a porções duodenais com 6,1 cm de extensão. Nova endoscopia em outro serviço identificou lesão vegetante de 2a porção duodenal e a patológica mostrou adenoma vilotubular. Houve tentativa de REMem outro serviço porém infrutífera. O pólipo assestava-se na 2ª porção duodenal, tinha pedículo longo e calibroso inserido 2.0 cm centímetros acima da papila duodenal, confirmados pela USE que revelou lesão ovalada, isoecóica, homogênea, com limites precisos de 4,1 x 3,1 cm, com vascularização central detectada pelo Doppler positivo. Em seguida implantamos um endoloop, para causar isquemia da porção cefálica do pólipo e evitar o sangramento após a remoção. Com alça de polipectomia de 3,0 cm foi possível remover a lesão e em seguida recuperá-la. Após fechamos o leito da ressecção com clipe hemostático. O monobloco foi enviado para anatomia patológica, que revelou se tratar de um HGB originário de uma doença de Peutz-Jeghers.
A BGH é doença que geralmente envolve o bulbo duodenal (70%), a segunda porção (26%) e a terceira parte (inferior) do duodeno em 4% dos casos. Tumores ≥2 cm de diâmetro podem apresentar sintomas de sangramento gastrointestinal superior ou obstrução ou serem assintomáticos como o caso descrito acima. A BGH refere-se a uma única massa que consiste em glândula de Brünner, septos fibrosos, ductos, músculo liso, tecido adiposo e linfóide. De acordo com as diretrizes do Instituto de Patologia das Forças Armadas, o diagnóstico de hiperplasia é feito quando está presente uma única ou múltiplas glândulas de Brünner medindo < 5 mm e um hamartoma é diagnosticado se o tamanho da lesão for ≥ 5 cm.
Em conclusão, os autores relatam um caso raro de BGH gigante que não pôde ser diagnosticado no pré-operatório, e que só pôde ser diagnosticado após REM por meio de análise histopatológica e do tecido ressecado. A técnica de REM pode e deve ser pensada mesmo em tumores localizados em setores pouco favoráveis do intestino delgado.
Área
Endoscopia - Endoscopia digestiva alta
Autores
FERNANDO RODRIGUEZ GUZMAN, JENNIFER NAKAMURA RUAS, JOÃO GUILHERME GUERRA DE ANDRADE LIMA CABRAL, HEMANOEL RIBEIRO SOUSA, OTÁVIO MICELLI-NETO, FILADÉLFIO EUCLIDES VENCO, JOSÉ CELSO ARDENGH