XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Comparação dos indicadores de qualidade em colonoscopia de um serviço de endoscopia público e privado: o que devemos melhorar?

Resumo

Introdução
A colonoscopia é o método padrão ouro no rastreamento do câncer colorretal, porém é necessário a visualização completa da mucosa colônica. A falha em preparar adequadamente o intestino, pode levar a câncer de intervalo,duração prolongada do procedimento e maior risco de complicações. Diante disso, foram definidos indicadores de qualidade para padronizar a efetividade do exame.

Objetivo
Comparar os critérios de qualidade das colonoscopias realizadas em um serviço de endoscopia público e privado.

Metodologia
Estudo transversal, retrospectivo, realizado no período de 01/01/2022 a 31/07/2022 em um serviço de endoscopia público, e no período de 01/02/2022 a 31/05/2022 em um serviço privado na cidade de São Paulo. Foram revisados os prontuários para avaliação da qualidade do preparo colônico (QPC), taxa de intubação cecal (TIC), taxa de detecção de pólipos (TDP) e taxa de detecção de adenomas (TDA). Consideramos como preparo colônico adequado uma pontuação ≥6 na escala de preparo intestinal de Boston (EPIB). Para o cálculo da TIC: total de colonoscopias realizadas versus intubação do ceco. O cálculo da TDP e da TDA: todas colonoscopias em pacientes >50 anos versus achado de pelo menos 1 pólipo ou adenoma.

Resultados
Foram realizadas 866 colonoscopias, nos períodos acima mencionados, sendo 366 no serviço público e 500 no serviço privado. Tanto a média (~63 anos) como a mediana (~65,5 anos) de idade foram semelhantes em ambos os serviços. O sexo masculino representou a maioria no serviço público (51%) e o feminino foi mais prevalente no serviço privado (55%). A QPC, TIC, TDP e TDA do serviço público versus privado foram: 79.2% x 94.6% (p 0.001), 87.4% x94.8% (p 0.01), 46.4% x 69.8% (p 0.03) e 35.9% x 47.2% (p 0.06) respectivamente.

Conclusão
Ao compararmos os dois serviços observamos em ambos que a QPC, TIC e TDP tiveram significância estatística em seus resultados, porém não houve significância estatística na TDA . Em números absolutos destacamos que os indicadores estudados do serviço privado foram alcançados, por outro lado, a QPC e a TIC foram abaixo do esperado no serviço público, sendo os principais fatores a má adesão ao preparo, condição psicossocial e econômica, já que a TIC está diretamente relacionada a QPC. O investimento em estrutura, tecnologias, fluxo de informação e orientação adequada aos pacientes, além de educação continuada da equipe multiprofissional, são pilares fundamentais para melhoria nos indicadores de qualidade da colonoscopia.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

ROSIVAL VICENTE DE PAULA, LUCAS VASCO ARAGÃO, TOMAZO ANTONIO PRINCE FRANZINI