Dados do Trabalho
Título
LINFONODO PERIRRETAL COMPROMETIDO POR METÁSTASE DE MELANOMA ANORRETAL DIAGNÓSTICO PELA ECOENDOSCOPIA COM PUNÇÃO ASPIRATIVA COM AGULHA FINA
Resumo
INTRODUÇÃO: O melanoma anorretal é uma doença maligna rara com evolução bastante agressiva. A pele e a retina são os sítios mais comuns de localização do melanoma, seguido pela região anorretal, sendo o terceiro sítio mais comum entre todos os melanomas. O tumor maligno anorretal mais comum é adenocarcinoma seguido pelo carcinoma escamoso, sendo a incidência do melanoma anorretal de apenas 0.5 - 4% de todos os tumores malignos.
OBJETIVO: Relatar o caso de uma paciente com metástase para linfonodo peri-retal. Sendo o diagnóstico feito em nosso Serviço.
MÉTODO: Paciente LHRM, feminina 67 anos. Com história de ressecção local de melanoma ano-retal em outro serviço. RNM da pelve com linfonodo aumentado peri-retal. Encaminhada para Ecoendoscopia com punção.
RESULTADOS: A paciente foi submetida à Ecoendoscopia com punção onde foi detectada lesão hipoecogênica perirretal. A punção aspirativa com agulha fina comprovou o acometimento pelo melanoma. A paciente evoluiu bem após a punção com manutenção por 5 dias de antibiótico profilático. Retornando para conduta com seu médico assistente.
CONCLUSÃO: Podemos concluir que a ecoendoscopia pode ser efetiva no diagnóstico do acometimento linfonodal perirretal.
Área
Endoscopia - Ecoendoscopia
Autores
NELSON MAEDA MACHADO, João Marcos FÉRES MAEDA, SORAIA MARIA FÉRES MAEDA, CLEVERSON TEIXEIRA SOARES