XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Mecanismos da infecção por H.pylori e a etiopatogenia do adenocarcinoma gástrico: uma revisão da literatura.

Resumo

Introdução:
O adenocarcinoma é a principal neoplasia maligna que acomete o estômago, sendo o adenocarcinoma intestinal (Tipo I de Lauren) o mais prevalente. Um dos maiores fatores de risco para o surgimento desse tipo de tumor é a infecção por Helicobacter Pylori.

Objetivos:
Realizar uma revisão bibliográfica sobre os mecanismos envolvidos na infecção por H. Pylori que potencializam o surgimento do adenocarcinoma gástrico.

Métodos e materiais:
Trata-se de uma revisão bibliográfica com artigos retirados do banco de dados do UpToDate e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO).

Discussão:
A infecção pelo Helicobacter Pylori produz várias alterações na mucosa gástrica, gerando aumento da acidez local, gastrite e úlceras pépticas que, em última instância, levarão ao surgimento de metaplasia intestinal e adenocarcinoma. Tais mecanismos fazem com que o H.pylori seja considerado um cancerígeno Grupo I pela OMS.

Conclusão:
Levando em consideração os mecanismos de colonização, proteção e proliferação do H.pylori e sua interferência nas respostas orgânicas e funcionais da mucosa gástrica consegue-se fazer uma associação justificada de que a infecção pela bactéria participa diretamente da etiopatogenia do adenocarcinoma gástrico, tornando-se, inclusive, o principal fator carcinogênico para tal.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Cirênio De Almeida Barbosa, Lucas Martins dos Santos Tannús, Eliezer Ramos Coura, Bruna Carregal Coelho, Débora Helena da Cunha, Fabricia Aparecida Mendes de Souza, Marlucia Marques Fernandes, Paula Souza Lage, Adeblio Jose da Cunha, Tuian Santiago Cerqueira