XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Retinopatia de Purtscher-like como complicação atípica de pancreatite aguda alcoólica

Resumo

Apresentação do caso:
Homem de 22 anos, etilista crônico com ingesta de 72g de álcool/dia, refere que após episódio de libação alcoólica iniciou com dor epigástrica, náusea, vômitos e hiporexia. Após 3 dias foi admitido no setor de emergência desidratado, taquicárdico e com abdome doloroso em epigastro e hipocôndrio direito, mas sem irritação peritoneal. Exames admissionais evidenciaram lipase de 1042 UI/l e USG de abdome com pâncreas de dimensões aumentadas e coleção líquida laminar peripancreática, sem dilatação do ducto principal ou das vias biliares intra e extra-hepáticas; ausência de cálculos biliares. Diagnosticado com pancreatite aguda alcoólica, com escores de Ranson e APACHE II indicando baixos índices de mortalidade. No segundo dia de internação, queixou-se de redução súbita da acuidade visual em ambos os olhos. Ao exame oftalmológico, sua melhor acuidade visual sem correção foi contar dedos a 10cm para ambos os olhos; já a biomicroscopia não evidenciou alterações no segmento anterior, enquanto a avaliação do segmento posterior pelo mapeamento da retina mostrou meios claros, com exsudatos algodonosos em todo o polo posterior da retina, sugerindo retinopatia de Purtscher-like como complicação aguda da pancreatite. Evoluiu sem novas complicações, recebendo alta após 8 dias, mas não retornou para seguimento clínico ambulatorial.
Discussão:
A retinopatia de Purtscher é uma microvasculopatia oclusiva rara, com incidência anual de 0,24 casos/milhão. Quando associada a desordens sistêmicas, como a pancreatite aguda, deve ser chamada de retinopatia de Purtscher-like. A perda súbita da visão ocorre geralmente nos dois primeiros dias da dor abdominal, e parece decorrer do intenso processo inflamatório em que as proteases pancreáticas ativam o complemento e as cascatas de coagulação, levando a leucoembolização das arteríolas retinianas. Na fundoscopia, manchas algodonosas estão presentes em 83-92% dos casos, enquanto a mancha de Purtscher - achado patognomônico, presente em apenas 50% dos casos.
Comentários finais:
Há divergências na literatura em relação a evolução desfavorável da pancreatite quando associada à retinopatia. O desenvolvimento da complicação oftalmológica e a recuperação visual não guardam relação com a gravidade da pancreatite, sendo que a terapia com corticoesteróides em altas doses permanece controversa. A recuperação da visão é variável e incerta, sendo o tratamento da causa subjacente a única terapia validada até o momento.

Área

Gastroenterologia - Pâncreas e Vias Biliares

Autores

Glenda Alves Pereira Oliveira, Rafaella Salmeron Figueiredo Ferreira, Luiza Zeraik Lima Del Debbio Zaroni, André Luís Ferreira Bruder, Bianca Magalhães Ferrão, Fernando Augusto Alves Oliveira