XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Linfoma não- Hodgking de células do manto e achados em colonoscopia, relato de caso.

Resumo

Apresentação do caso: Paciente feminino, 57 anos, já com diagnóstico de linfoma não-Hodgkin (LNH) minimamente folicular grau III A diagnosticado em 08/2016, através de uma biópsia de linfonodo inguinal direito em tratamento com quimioterapia (QT) e imunoterapia (RCHOP + rituximab bimestral). Paciente compareceu ao pronto-socorro em três momentos, sendo que no último atendimento referiu perda ponderal, sudorese noturna e fezes com presença de sangue. Com isso, foi solicitado exame de endoscopia digestiva alta, e colonoscopia devido ao sangramento retal. Endoscopia digestiva alta: dentro da normalidade. Colonoscopia: Presença de lesões elevadas e ulceradas em íleo terminal, em todos os segmentos colônicos e em reto distal. Realizada biópsias. AP: Linfoma não-Hodgkin (LNH). Imunohistoquímica (IHQ): LNH de células do manto (CICLINA D1 +/ CD 20 +). Com base com resultado da IHQ deu-se seguimento na investigação com biópsia de medula óssea (BMO) e revisão da lâmina da biópsia de linfonodo inguinal direito, confirmando o diagnóstico de LNH de células do manto. Isso possibilitou em um novo tratamento quimioterápico com RDHAP (dose fracionada de cisplatina). Após segundo ciclo de QT a paciente apresentou melhora dos sintomas e redução dos linfonodos e do nódulo em membro inferior direito e, posteriormente, redirecionamento da QT.
Discussão: O LNH é um tipo de câncer do sistema linfático que pode cometer desde linfonodos até órgãos localizados fora do sistema linfático, como medula óssea, estômago, intestino e etc. Dentro dos tipos de LNH temos de células B que correspondem à maioria dos casos. O LCM é um subtipo de LNH de células B. Eles são raros e constituem cerca de 6 - 7% de todos os LNH. Apesar de serem estudados no grupo das formas indolentes, o LCM apresenta na maioria dos casos um comportamento agressivo. Como sintomas apresentam linfonodomegalias, emagrecimento, sudorese noturna, febre e fraqueza. Além disso, 25% dos casos apresentam acometimento extranodal, e em sua grande maioria no trato gastrointestinal (polipose linfomatosa). Geralmente acometem homens, idosos, apresentando diagnóstico por volta de 68 anos.
Comentários finais: O caso demostra que o LCM pode apresentar um comportamento altamente agressivo. O tratamento quimioterápico específico, através do auxílio da colonoscopia com seus achados endoscópicos, foi de extrema importância para uma melhora clínica da paciente e continuidade do tratamento.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

JAMILE KELLY NASCIMENTO SOARES, ANA LUISA VIEIRA RODRIGUES DE QUEIROZ, IZABELLA PONTES BRUNO BELSITO, FELIPE JOSÉ DOS SANTOS PEREIRA, JANEDSON BAIMA BEZERRA FILHO, ISABEL BUTTER AMIM, JOSÉ LUIZ SEBBA DE SOUZA, RENATO LUZ CARVALHO