XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Papel da Endoscopia digestiva no manejo das complicações cirúrgicas

Resumo

Apresentação do caso:
Trata-se de paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, com achado incidental de dilatação das vias biliares em ultrassonografia de abdome de novembro/2020 realizada durante segmento de aneurisma de aorta infrarrenal.
Colangiorressonância fevereiro/2021: interrupção do colédoco distal, justa papilar, de aspecto nodular, com dilatação de vias biliares à montante.
Ecoendoscopia outubro/2021: lesão hipoecogênica em papila, com sinais de crescimento para o colédoco distal. AP: adenoma de papila duodenal, com displasia de alto e baixo grau.
Submetido então a gastroduodenopancreatectomia cefálica híbrida com reconstrução em alça única no dia 07/01/2022.
Evoluiu com drenagem de secreção biliar em grande quantidade pelo dreno sentinela já no primeiro dia de pós-operatório sendo observado no 8 DPO alteração da secreção para conteúdo entérico.
Tomografia do dia 15/01/2022 (8 DPO): solução de continuidade na parede do estômago, no local da anastomose. Achado confirmado pela endoscopia digestiva alta.
Paciente inicialmente tratado com drenagem interna para a cavidade gástrica com duplo pigtail (21/01/2022). Apresentou boa evolução pós-procedimento, resolução da fístula e retirada das próteses no dia 05/04/2022.
Durante segmento ambulatorial observou-se aumento importante de enzimas canaliculares. Tomografia do dia 15/05/2022: Dilatação leve e difusa das vias biliares intra-hepáticas e dilatação do ducto hepático comum com redução abrupta do seu calibre, questionando-se estenose.
Realizada dilatação endoscópica com passagem de duas próteses biliares no dia 06/06/2022 sem intercorrências. No momento em regime de dilatação endoscópica com múltiplas próteses plásticas e segmento ambulatorial com boa evolução.

Discussão:
A endoscopia tem se mostrado uma alternativa segura e menos invasiva à cirurgia no manejo das complicações pós-operatórias. Apresenta altas taxas de sucesso nas várias modalidades disponíveis atualmente: como a terapia a vácuo, às drenagens com pigtail e dilatações. Sendo que o caso apresentado ilustra duas abordagens endoscópicas aplicadas com sucesso.

Comentários:
Com o advento de novas tecnologias e a evolução da endoscopia digestiva como especialidade médica, novas abordagens terapêuticas estão sendo desenvolvidas e exploradas sempre com foco no bem-estar do paciente.

Área

Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Carolina de Souza Antonieto, Felipe Alves Retes, Carlos Alberto Freitas Dias, Vitor Nunes Arantes, João Cláudio Soares de Sousa, Marcus Vinícius Gonçalves Moreira, Rubia Moresi Vianna de Oliveira, Danilo Micael Lucena e Carvalho