XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

GASTROPARESIA EM PACIENTE COM SEQUELA NEUROLÓGICA COM NECESSIDADE DE ABORDAGEM CIRÚRGICA: RELATO DE CASO

Resumo

A gastroparesia é uma condição clínica que consiste na redução da força contrátil gástrica, com consequente retardo do esvaziamento estomacal. Ocorre principalmente em pacientes com diabetes tipo dois, sequela neurológica ou distúrbios neuropsiquiátricos. O tratamento clinico consiste no uso de pró-cinéticos, orientação dietéticas, e eventualmente implante de marca-passo gástrico. O tratamento cirúrgico é reservado para casos mais severos em que ocorreu falha do tratamento clínico conservador, podendo variar de procedimentos de ressecção ou até mesmo procedimentos de drenagem.
A.M.B., feminina, 32 anos, branca, com sequela de paralisia cerebral, acamada, deu entrada no serviço, com quadro de vômitos com restos alimentares, distensão abdominal e dificuldade para ingesta alimentar. Iniciado tratamento clinico de suporte, permanecendo com o quadro. Após 4 dias, foi submetida à realização de Tomografia de abdome total, que evidenciou intensa distensão gástrica e de intestino delgado, ausência de líquido livre na cavidade. Devido a persistência do quadro, a paciente foi submetida à abordagem cirúrgica, em que evidenciou após laparotomia mediana, megaestômago, ausência de alterações a partir do ângulo de Treitz e sem sinais de obstrução em alças de delgado ou cólon. Optou-se por gastrectomia subtotal, com reconstrução em Y de Roux. Paciente foi encaminhada à UTI para cuidados pós-operatórios intensivos. Evoluiu com fístula digestiva, notada deiscência da anastomose gastro-jejunal e da anastomose jejuno-jejunal, com necessidade de mais duas abordagens cirúrgicas para controle do quadro. Apesar do tratamento instituído, a paciente evoluiu com quadro grave de sepse, falência múltipla de órgãos e óbito no vigésimo primeiro dia de pós-operatório após o primeiro procedimento.
O laudo anatomopatológico da peça ressecada evidenciou hipotrofia acentuada da camada muscular própria gástrica, difusamente.
As opções cirúrgicas são reservadas para quadros graves, que apresentem falência terapêutica clínica e conservadora, podendo variar desde procedimentos de ressecção a procedimentos de plastia (piloroplastia).

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

RAFAEL Muniz Gama, Luísa Braga Gontijo, José Carmo Junior