XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LITOTRIPSIA A LASER GUIADA POR SPYGLASS® PARA TRATAMENTO DE COLEDOCOLITÍASE

Resumo

Relato de caso
Paciente S.M.O.L., 98 anos, previamente hipertensa, diabética, já colecistectomiza há mais de 10 anos, deu entrada no pronto atendimento em abril/2020 com quadro de desconforto abdominal e febre termometrada de 38,9ºc. Exames admissionais evidenciaram hiperbilirruminemia com padrão colestático além de PCR elevado e leucocitose. Submetida a colângiorressonância que evidenciou coledocolitíase com pelo menos 2 cálculos de até 19mm. Foi diagnosticada com quadro de colangite sendo iniciada antibióticoterapia e indicado tratamento endoscópico por CPRE. Submetida a três tentativas de tratamento por CPRE pelo método convencional com tentativas de extração dos cálculos por cateter de fogarty, basket, dilatação da papila duodenal maior com balão hidrostático em datas distintas, porém sem sucesso em retirar todos os cálculos. Foi realizada a colocação de próteses biliares plásticas como tratamento ponte. Foi proposto nova tentativa de tratamento endoscópico com a colangioscopia pelo spyglass®, sendo realizada em maio/2021 com exploração e visualização direta intracoledociana e litotripsia a laser com sucesso em retirar a totalidade dos cálculos da via biliar. A paciente evolui assintomática após realizado procedimento e no acompanhamento ambulatorial.
Discussão
Cálculos gigantes (maiores que 15mm) na via biliar classicamente eram submetidos à tratamento cirúrgico com derivação da via biliar para o trato digestivo pela dificuldade o tratamento endoscópico convencional pela CPRE. Atualmente, com a técnica da colangioscopia por operador único é possível realizar a litotripsia dos cálculos e extração de forma endoscópica mesmo em cálculos maiores de 15mm. Por ser uma técnica menos invasiva, com menor resposta metabólica ao trauma, menor tempo de internação intrahospitalar e melhor recuperação torna-se uma boa escolha em comparação ao tratamento cirúrgico. O dispositivo spyglass® possibilita não apenas a quebra dos cálculos intraductais como também a realização de biópsias de tumores dentro da via biliar e a colocação de próteses em seguimentos específicos e de difícil acesso pelo método guiado por fluoroscopia. Com este relato de caso a colangioscopia por operador único com o dispositivo spyglass® fica como opção menos invasiva no tratamento de cálculos gigantes da via biliar.
Conclusão
A lititripsia a laser guiada pelo dispositivo spyglass®, neste caso, demonstrou-se eficaz no tratamento de coledocolitíase com cálculos grandes evitando abordagem cirúrgica.

Área

Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Lorena Rocha Dias Machado, Fabrício Lafetá Costa, Renata Figueiredo Rocha, Rodrigo Albuquerque Carreiro, Danilo Caldeira Rocha, Ricardo Castejon Nascimento, Roberto Motta Pereira, Walton Albuquerque