XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Fundoplicatura por Doença do Refluxo Refratária a tratamento clínico após POEM (per-oral endoscopic myotomy)

Resumo

Paciente do sexo feminino, 44 anos, antecedente de acalasia idiopática e submetida a procedimento endoscópico de miotomia per-oral (POEM) em 2017 com melhora dos sintomas de disfagia para sólidos e pastosos. Evoluiu com pirose, regurgitação, globus e epigastralgia um ano após o POEM, sem melhora dos sintomas com omeprazol 40/40. Exames endoscópicos de seguimento evidenciando esofagite grau C de Los Angeles. Exame contrastado EED evidencia hérnia de hiato de 07 cm. Manometria 2021 com hipotonia da JEG compatível com procedimento realizado. Sem queixas de disfagia após 04 anos do POEM, porém com perda da qualidade de vida pelos sintomas de refluxo e esofagite grave.
Foi realizado hernioplastia hiatal e fundoplicatura parcial posterior (Toupet). Paciente recebeu alta no 2º pós operatório com dieta liquida. No retorno ambulatorial de 30 dias com melhora das queixas pré operatórias e sem disfagia.
POEM tem se mostrado eficaz no tratamento da acalasia porém está associado a DRGE e suas complicações graves, como estenose peptica e esôfago de Barret. Apesar de mostrar 93% de eficacia no tratamento da disfagia, até 22% dos pacientes apresentam esofagite após o procedimento e muitos destes necessitarão de tratamento medicamentoso otimizado.
A cirurgia de fundoplicatura é factivel nos pacientes com DRGE após POEM refratarios ao tratamento clínico, devendo-se observar maior grau de fibrose e dificuldade tecnica. A tecnica de valvula parcial é mais indicada nesse contexto.

Área

Cirurgia - Esôfago

Autores

Melissa Mello Mazepa, Kaique Flavio Xavier Cardoso Filardi, Vitoria Ramos Jayme, Sergio Szachnowicz, Francisco Carlos Bernal da Costa Seguro, Rubens Antonio Aissar Sallum, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque