XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE ESTENOSE DE GASTROENTEROANASTOMOSE PÓS-BYPASS GÁSTRICO EM Y-DE-ROUX COM PRÓTESE METÁLICA DE APOSIÇÃO LUMINAL (LAMS)

Resumo

Homem, 37 anos, com história de obesidade grau III tratada por Bypass gástrico com reconstrução em Y-de-Roux há 10 anos. Há dois anos apresentou quadro de fasceite plantar, necessitando de uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais. Evoluiu com dor abdominal, náuseas, vômitos alimentares e perda ponderal involuntária de 45kg do peso basal (91kg) em 3 meses. Submetido à endoscopia digestiva alta, observou-se estenose puntiforme de gastroenteroanastomose. Encaminhado a serviço de alta complexidade, realizou múltiplas terapias endoscópicas com 14 sessões de dilatação por balão hidrostático e três sessões de estenotomias apresentando refratariedade dos sintomas. Há oito meses realizou endoscopia com passagem de sonda nasoentérica para nutrição. Após melhora do quadro nutricional, com ganho de 20kg, há dois meses optou-se por realização de terapia endoscópica com prótese metálica totalmente recoberta de aposição luminal (LAMS) 20X10mm por cerca de 8 semanas. O procedimento deu-se por via endoscópica com passagem de fio guia teflonado 0,0035mm através da estenose guiado por radioscopia utilizando gastroscópio ultrafino de 5,9mm de diâmetro. Após troca do gastroscópio ultrafino pelo convencional de 9,8mm, foi introduzida LAMS over-the-scope guiada pelo fio teflonado seguido do disparo auxiliado por radioscopia e confirmação de patência por instilação de contraste. Em seguimento de 7 dias, houve melhora importante dos sintomas prévios, com ausência de vômitos e dieta geral com ótima aceitação. Realizou endoscopia onde observou-se prótese bem posicionada, pérvia e com diâmetro interno de 15mm. Optado por dilatação com balão hidrostático até 20mm, procedimento sem intercorrências. Em novo seguimento de 6 semanas, houve retomada de 100% do peso perdido, mantendo boa ingesta de dieta geral e ausência dos sintomas obstrutivos iniciais. À avaliação endoscópica, observou-se prótese bem alocada, pérvia, com diâmetro luminal de 20mm e reação inflamatória peri-prótese. Realizada injeção de acetato de triancinolona nos quatro quadrantes da gastoenteroanastomose e programada nova avaliação em 2 semanas para remoção.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Rômulo Sérgio Araújo Gomes, Eduardo Turiani Hourneaux Moura, Rodrigo Silva Paula Rocha, Bruno Salomão Hirsch, Matheus Oliveira Veras, João Guilherme Ribeiro Jordão Sasso, Eduardo Guimarães Hourneaux Moura