XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ACHADO INCIDENTAL EM HERNIOPLASTIA INGUINAL : HÉRNIA DE SPIEGEL ENCARCERADA

Resumo

introdução:
Paciente de 37 anos, sexo masculino, com quadro de dor em região de flanco e fossa ilíaca esquerda. Após avaliação em pronto socorro foi diagnosticado com hérnias inguinais bilaterais, confirmado por ultrassonografia e exame físico, com o quadro clínico sendo atribuído à hérnia inguinal esquerda. Foi indicado tratamento cirúrgico via plataforma robótica, sendo identificada além das hérnias inguinais, uma hérnia de Spiegel à esquerda encarcerada.

Relato do caso:
Paciente de 37 anos, sexo masculino, triatleta, com quadro de dor em região de flanco e fossa ilíaca esquerda, há 6 dias, após esforço físico. Após avaliação em pronto socorro foi diagnosticado com hérnias inguinais bilaterais, confirmado por ultrassonografia e exame físico. Paciente foi avaliado em consulta ambulatorial, com exame físico não apresentando abaulamentos em região de linha semilunar de Spiegel e borda lateral do músculo reto abdominal; realizado novo ultrassom que sugeriu o mesmo diagnóstico anterior.
Foi agendada cirurgia eletiva via plataforma robótica. Paciente evoluiu bem após a cirurgia, recebendo alta 20 horas após o procedimento, com escore de Dor <4 durante toda internação. Retomou atividade físicas leves com 2 semanas, e treino intensos sem restrições com 30 dias. Segue em acompanhamento ambulatorial, sem intercorrências.

Relato operatório:
No intra operatório foi evidenciada Hérnia de Spiegel à esquerda. Após redução da mesma, foi realizada dissecção pré-peritoneal (TAPP) para correção simultânea de Hérnia de Spiegel à esquerda e inguinais bilaterais. Após fechamento do defeito na linha semilunar de Spiegel, foi alocada tela de polipropileno anatômica 17 x 12 cm em ambos lados. Tempo operatório de 2:20 horas.

Conclusão:
A hérnia localizada entre a linha semilunar de Spiegel e a borda lateral do músculo reto abdominal é rara (1-2% das hérnias de parede abdominal) e muitas vezes tem sintomas inespecíficos e difícil diagnóstico na prática da clínica cirúrgica, principalmente quando os defeitos são menores. A plataforma robótica é mais uma ferramenta no tratamento minimamente invasivo de tal patologia.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

GUILHERME COSTA E SILVA, RAFAEL MELILLO LAURINO NETO, PEDRO DANIEL ZOTTA